Como organizar a rotina dos filhos durante as férias

Férias são época de mudanças na rotina, já que as crianças não possuem a responsabilidade de ir à escola e passam a maior parte do tempo em casa. Os pais precisam estar preparados para adaptar o dia a dia da família, pensando também na diversão e no conforto dos pequenos. Para te ajudar com isso, nós preparamos algumas dicas do que fazer com os filhos nesse período.

Não descuide do sono

Durante essa época de férias, você pode permitir que as crianças durmam até um pouco além do horário habitual, mas sem exageros. O estabelecimento de um tempo de sono totalmente desregrado só contribui para aumentar a dificuldade da volta às aulas. Portanto, seja flexível, mas mantenha as regras quanto ao momento certo de dormir e acordar.

Reserve um tempo para outras atividades

Sem o dia a dia recheado dos horários de aula, as férias podem ser uma boa oportunidade para focar em outros conteúdos, como o aprendizado do inglês ou o reforço de matérias em que a criança teve dificuldade durante o ano, por exemplo. O importante é saber dosar o tempo gasto nessas atividades, já que as crianças também precisam descansar.

Controle o uso de computadores e videogames

A tecnologia pode ser uma boa aliada para ajudar o seu filho a se divertir durante esse período em casa; é até comum os pequenos quererem passar horas e horas jogando, por exemplo. Deixe que eles aproveitem os videogames e smartphones, mas sempre com cuidado e regulando o tempo de uso, já que a criança precisa fazer outras atividades, como brincar ao ar livre, por exemplo.

Mantenha uma alimentação saudável

Os horários corretos das refeições precisam se manter durante as férias, juntamente com o hábito de se alimentar com qualidade. Qualquer grande perturbação na dieta dos seus filhos pode atrapalhar todos os seus esforços em busca de uma alimentação saudável e balanceada.

Invista em atividades físicas

Durante o período sem aulas, as crianças se movimentam bem menos, principalmente por ficarem grande parte do tempo em casa. Aproveite essa agenda vazia para incentivar os seus filhos a praticarem algum esporte, mesmo que seja caminhar pelos parques. Com isso, você os ajuda a manter a saúde em dia e ainda oferece muita diversão.

Brinque junto

Pense em atividades para as férias que busquem movimentar pais e filhos. Aproveite para ir ao parque, passear com o cachorro ou curtir um jogo de esconde-esconde dentro de casa. Essas brincadeiras são muito divertidas para as crianças e ainda ajudam a fortalecer os laços de união e amizade entre os familiares.  

Portanto, a base para criar uma boa rotina para as férias é o equilíbrio. É possível propiciar diversão para o seu filho sem se descuidar das regras. O período sem aulas deve ser aproveitado para o descanso e a interação com outras crianças e com a família.

Quer mais dicas como essa? Então continue no nosso blog e veja outros conteúdos que podem te interessar:

Como fortalecer o diálogo entre você e seu filho

Abordagens criativas para ajudar seu filho a estudar em casa

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!