Como conciliar videogames e estudos na vida dos filhos

A relação das crianças com os videogames é algo que preocupa os pais, já que é normal os pequenos passarem horas se divertindo com os jogos. E daí vem a dúvida: será que os games não vão atrapalhar os estudos do meu filho? A resposta é que dá para conciliar muito bem as duas coisas, e é isso que você irá aprender no post de hoje!

Não proibir

Entenda que proibir não é eficiente: as crianças lidam com a tecnologia e os videogames de maneira diferente dos adultos. Elas já nasceram imersas nessa realidade, e não é algo que surgiu no meio do crescimento. Por isso, saiba que optar por tirar os jogos ou a internet por completo não vai ajudar em muita coisa; apenas resultará em conflitos desnecessários.

Converse com o seu filho

O diálogo é uma ótima opção para conscientizar as crianças sobre a importância de concentrar-se nos estudos. Converse com seus filhos e explique que eles podem jogar, mas a prioridade é a escola. Ensine que, com moderação e controle, é possível se divertir com os jogos de maneira saudável ao mesmo tempo que tiram boas notas.

Regule os horários

Defina horários do dia que serão destinados ao videogame, sempre colocando os estudos como prioridade e cobrando para que elas façam as lições de casa. Depois das obrigações, permita que seus filhos tirem um tempinho para se divertir com tranquilidade.

Finais de semana livres

Em épocas mais tranquilas da escola, longe de períodos de provas e afins, é possível deixar que seus filhos aproveitem os videogames nos finais de semana. Combine com eles para que, durante a semana, a prioridade sejam os estudos. Já no sábado e domingo eles podem dispor de mais tempo para curtir os jogos de que mais gostam.

Jogue junto

O momento de jogar pode se tornar um hábito saudável para toda a família! Participe e se interesse pelos jogos que seu filho curte. Assim você passa a entender um pouco mais sobre o mundo dele e ainda fortalece a relação com uma atividade divertida para todos.

Aposte em games educativos

O conceito de jogos para videogames ganhou diversos contornos, indo muito além de apenas uma atividade divertida. Atualmente, você encontra games totalmente focados em ensinar história, matemática ou qualquer conteúdo para crianças e adolescentes, tudo isso sem deixar de ser divertido para os pequenos.

Utilize os jogos para o aprendizado

Até mesmo os jogos que não são produzidos para ensinar algum conteúdo podem ser utilizados para o aprendizado, principalmente do inglês. Peça que seu filho altere a linguagem dos games para a língua inglesa, pois o ajudará colocar o idioma no dia a dia dele e ensinará novas palavras para enriquecer o vocabulário.

Continue acompanhando o blog da Ensina Mais Turma da Mônica e veja outros conteúdos que também podem te interessar:

Como controlar a ansiedade do seu filho?

Habilidades emocionais que você deve auxiliar seu filho a desenvolver

Aplicativos educativos para brincar com o seu filho

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!