Como ajudar seu filho a fazer um cronograma de estudos

Os anos passam, as crianças crescem e chega o momento em que as obrigações começam a ser mais frequentes. Desde os primeiros anos de vida, é importante incentivar o senso de responsabilidade. Criar um cronograma de estudos ajuda a transformar os esforços em resultados.

É muito mais fácil organizar a rotina a partir do momento que existem metas e tarefas pré-estabelecidas a serem seguidas. Quanto mais cedo essa prática se iniciar, mais proveitoso poderá ser o desenvolvimento cognitivo da criança. Veja algumas maneiras de ajudar o seu filho nessa missão:

Monte uma agenda semanal

A ambientação infantil é importante para que eles consigam interpretar o que irá acontecer durante determinado período. Monte uma agenda semanal com todos os deveres que o seu filho tem, incluindo também os momentos de diversão. É interessante deixar a criança participar da criação dessa agenda, e elaborar um calendário bem chamativo e interessante para ela são alguns aspectos que podem fazer toda a diferença.

Defina o espaço de estudos

Distrações é o que não faltam, principalmente para uma mente criativa. Ter um lugar específico para realizar as tarefas ajuda não só a elaborar uma rotina, mas também a ter menos distrações, pois os deveres ganham a atenção e o foco necessários para sua realização. Além disso, um ambiente de estudos organizado ajuda a criar bons hábitos, influenciando também o senso de responsabilidade.

Defina a rotina

Principalmente nas primeiras fases de desenvolvimento infantil, a rotina é extremamente importante. Isso porque a definição de um hábito os ajuda com o sentimento de segurança. Determinar a hora de acordar, de comer, de brincar, de estudar e de dormir facilita o entendimento de afazeres diários da criança. A partir do momento em que uma rotina é estabelecida, o cronograma de estudos pode ser inserido mais facilmente, sendo inclusive melhor aceito pelas crianças por já estarem acostumadas a seguir horários pré-estabelecidos.

Foque no desenvolvimento

De nada adianta um cronograma de estudos para alavancar o desenvolvimento cognitivo se há carência em outras partes do desenvolvimento da criança. Uma boa alimentação e um bom sono são fundamentais para um crescimento saudável. O organismo nutrido ajuda na absorção de novos conteúdos e no foco, aspectos essenciais para o aprendizado.

Estabeleça metas

O tempo de estudo deve variar de acordo com a idade do seu filho. No início do cronograma de estudos, é essencial que a duração seja curta, de aproximadamente 15 minutos, para que a criança comece a se acostumar progressivamente com o tempo de dedicação.

Estabelecer metas condizentes é importante para que a criança não se sinta frustrada e crie barreiras contra o estudo. Não se esqueça de parabenizá-la sempre pelas novas conquistas e incentivá-la cada vez mais a superar as metas anteriores.

Estudar é um hábito que precisa ser inserido na vida de crianças e adolescentes de maneira que eles não se sintam pressionados ou frustrados com os resultados. O começo pede paciência dos pais para ajudar os filhos a estudarem em casa sem grandes problemas. Há alguns valores importantes que precisam ser trabalhados desde cedo para que as crianças cresçam e se desenvolvam da melhor forma possível.

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!