7 motivos que levam as crianças a irem mal em matemática

Nem sempre é fácil lidar com as notas baixas dos filhos, mas é preciso entender quais são os motivos que levaram a tal resultado. Muitas vezes, a matemática é vista como um bicho de sete cabeças, tornando o interesse dos alunos em algo quase raro. É importante saber driblar os desafios que esse mundo proporciona, afinal é uma matéria que faz toda a diferença na vida adulta, independentemente de carreira a ser seguida.

Problemas orgânicos

O equilíbrio na rotina de uma criança é essencial para que haja um bom desempenho escolar e em seu desenvolvimento como um todo. Os aspectos orgânicos podem ser fortes influenciadores na performance de uma pessoa em suas atividades.

Uma boa noite de sono e uma alimentação balanceada são essenciais para que as crianças possam explorar seu lado cognitivo e lógico, essenciais para lidar com os desafios matemáticos. É importante manter acompanhamento com um profissional para que todas as carências fisiológicas sejam supridas e o desenvolvimento possa acontecer corretamente.

Falta de estímulos

É comum encontrar pessoas que sentem dificuldade e que “odeiam” a matemática. Procure não demonstrar esse tipo de visão para crianças. Começar a aprender algo baseado em um pré-julgamento de que é difícil ou chato não é uma boa ideia. A falta de estímulos parentais pode influenciar diretamente no desenvolvimento da criança com as matérias aprendidas. É preciso enfrentar as dificuldades juntamente com a criança, de forma imparcial e incentivadora.

Deficiência interpretativa

Um dos grandes impactos que a matemática tem na vida dos estudantes é devido à falta de capacidade interpretativa dos enunciados. Uma criança que tem dificuldade de interpretar textos dificilmente irá dominar o lado lógico das exatas. Isso ocorre pela falta de entendimento do que o exercício pede e que, consequentemente, prejudica a execução. É preciso preencher todas as lacunas existentes no ensino básico para que um bom rendimento na matéria aconteça.

Não saber estudar

A lógica, a resolução de contas e a interpretação de problemas acontecem a partir da prática. Independentemente da idade, é importante que o treino seja constante e acompanhe o ritmo que é proposto na escola. É fundamental que as crianças levem para casa o que foi aprendido na sala de aula e que, dessa forma, possa ser exercitado o aprendizado, proporcionando de fato o domínio do conteúdo. É necessário que o gosto por estudar seja estimulado desde cedo.

Falta de valor à matemática

Quem não pretende embarcar na área de exatas costuma não enxergar o valor que a matemática tem no dia a dia. É importante mostrar que as contas e, principalmente, o raciocínio lógico são tão importantes quanto aprender a ler ou a se comunicar em outro idioma. Esse sentimento de não importância faz com que o interesse em aprender caia, e sem interesse não há dedicação.

Acompanhamento superficial

Cada pessoa possui suas próprias dificuldades individuais, e é importante que isso seja explorado. É fato que algumas pessoas possuem maior dificuldade em lidar com os números, mas isso não significa incapacidade. É preciso que ocorra um acompanhamento tanto pedagógico quanto parental para que a criança não se perca ou desanime em meio aos obstáculos encontrados na matéria. Procure entender qual é o nível de dificuldade do seu filho para que as atitudes necessárias possam ser tomadas e não ocorra uma defasagem no aprendizado.

Adaptação ao ambiente escolar

O modo como as crianças e adolescentes se sentem em relação ao ambiente em que estão inseridos está diretamente ligado ao seu rendimento. Sentir-se seguro e encorajado é essencial para que o gatilho do desenvolvimento aconteça. Esse aspecto pode influenciar não só o aprendizado de matemática, mas também de todas as matérias.

O raciocínio lógico pode ajudar não só nas contas matemáticas, mas também a entender e processar as mudanças que ocorrem no cotidiano. É possível ajudar os filhos na escola mesmo com pouco tempo. Esteja atento às dificuldades que seu filho pode estar enfrentando e saiba como ajudá-lo.

A Ensina Mais dispõe de um ambiente preparado para ajudar seu filho com as dificuldades escolares. As aulas de reforço podem ser o empurrão de que ele precisava para superar o medo da matemática.

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!