5 coisas que toda criança deve fazer

Ser criança é muito bom! Essa época da vida guarda muitas das nossas memórias afetivas, ligadas principalmente aos momentos divertidos e prazerosos vividos ao lado da família e dos amigos. Entre as lembranças, muitas delas são de atividades vivenciadas ao ar livre que são capazes de proporcionar uma nova percepção sobre o mundo e a natureza.

Para que você incentive o seu filho a se reconectar com um estilo de vida sem tecnologia, aproveitando a sua infância ao máximo, separamos cinco passeios ou atividades muito legais para vocês fazerem juntos. Confira!

Conhecer animais de perto

Quem não sonha em ver seus animais favoritos de perto? Ir ao zoológico ou ao aquário da sua cidade pode ser um passeio muito animado para as crianças, já que vai proporcionar o descobrimento de inúmeras espécies. Converse com elas sobre os nomes dos animais, suas cores, cheiros e até mesmo curiosidades, como alimentação e hábitos interessantes.

O programa é uma oportunidade para reforçar o vocabulário e o conhecimento dos pequenos, além de uma alternativa gratificante para que os adultos também saiam da rotina.

Fazer e conhecer arte

Desenhar é uma das atividades favoritas das crianças. Além dos benefícios para o desenvolvimento motor e cognitivo, os desenhos instigam a criatividade e contribuem para uma melhor percepção do mundo e relação com as suas emoções. Mas que tal proporcionar novas vivências às crianças durante esse processo?

Leve seus filhos a exposições e museus apropriados para a idade. Visitem monumentos e referências arquitetônicas locais. Em seguida, proponha exercícios relacionados aos novos conhecimentos, como a releitura de uma obra de arte que conheceram.

Permita também que as crianças entrem em contato com novos materiais e texturas. Que tal uma escultura em argila? Ou uma colagem feita apenas com coisas encontradas no jardim? Deixe a imaginação aflorar e entre junto na brincadeira!

Acampar

Acampar proporciona uma atividade diferente e incomum na rotina dos seus filhos. Vocês podem acampar em uma área própria para camping, no quintal de casa ou mesmo na sala de estar. O importante é incentivar uma nova aventura com atividades curiosas e que irão render boas lembranças, como dormir em barracas e sacos de dormir, observar e aprender sobre as estrelas ou contar histórias enquanto comem marshmallows.

Cozinhar em família

De maneira organizada, é muito divertido e prazeroso cozinhar com a ajuda dos pequenos. A atividade incentiva a autoestima das crianças, permitindo que elas desenvolvam novas habilidades, e valoriza o trabalho em equipe. Atribua as responsabilidades e afazeres sempre de acordo com a idade, não deixando-as sem supervisão e evitando o contato com objetos que podem causar ferimentos ou queimaduras.

Uma receita pode ser também uma ótima oportunidade para ensinar quais alimentos são saudáveis e quais podem prejudicar diretamente a saúde das crianças. Nesse momento em família, você pode reforçar alguns conceitos matemáticos e de cálculos dos ingredientes. Que tal escolher uma receita bem gostosa e fazer com as crianças um almoço de domingo?

Brincar na praia

Brincadeiras divertidas devem ser parte da rotina de crescimento dos pequenos. No entanto, aproveitar os fins de semana e as férias escolares para levá-los para novas aventuras pode ser uma ótima opção. Programe-se e leve o seu filho à praia. As novas texturas, ambientes e atividades podem ser estímulos interessantes para o desenvolvimento dele, sem contar as inúmeras memórias que irão construir juntos, seja montando um castelo de areia, seja tomando um banho de mar.

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!