O que é STEAM?

O STEAM é uma das novas tendências educacionais que vêm conquistando cada vez mais espaço nas escolas, sobretudo em instituições norte-americanas. O termo é, na verdade, um acrônimo para Science, Technology, Engineering, Arts & Mathematics - em português, Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática - e consiste em um eixo curricular que inspira a criatividade e o pensamento crítico das crianças, desenvolvendo novas habilidades e percepções através de atividades interdisciplinares e coletivas. Confira quais os diferenciais desse formato educacional e seus impactos na formação dos pequenos.

Metodologia STEAM

Explorar, construir e compartilhar os aprendizados pautados no mundo que existe ao seu redor. Estes são os ideais por trás do STEAM, uma abordagem pedagógica integrada de ensino que é baseada essencialmente na realização de projetos e atividades práticas e lúdicas. Seu objetivo é formar os alunos em conhecimentos diversos, desenvolvendo em paralelo aos conteúdos escolares um conjunto de valores socioemocionais extremamente relevantes para a convivência em sociedade.

Diferenciais

Um dos principais diferenciais dessa metodologia é a união dos conteúdos e conceitos das ciências exatas às artes. A interdisciplinaridade com a educação artística possibilita um melhor desempenho acadêmico aos alunos, uma vez que a área os auxilia a perceber e interpretar o mundo de uma maneira diferente. Logo, a disciplina traz a relação com temas ligados às humanidades, como linguagem, cultura, arquitetura, design, pintura, escultura, animação, fotografia, música, dança, cinema e teatro, por exemplo.

Por isso, é importante perceber que, apesar da nomenclatura similar, o STEAM é, na verdade, um pouquinho diferente do STEM, outro método de ensino muito comum em diversos países. De uma maneira simplificada, o método STEM aborda como você faz as coisas enquanto a metodologia STEAM é mais completa e incentiva a descoberta de por que você está realizando uma determinada ação para alcançar um resultado.

Aprendizagem por etapas

Uma das características mais interessantes do STEAM é que ele se divide em cinco etapas básicas: investigar, descobrir, conectar, criar e refletir. Com esse tipo de abordagem, os alunos têm a oportunidade de vivenciar o pensamento científico de uma maneira interpretativa e reflexiva. Ao longo da educação infantil, a criança tem contato com brincadeiras e projetos lúdicos, enquanto em séries mais avançadas, o aluno é desafiado por projetos interdisciplinares.

Logo, as atividades focadas no STEAM proporcionam momentos em que os alunos são questionados e incentivados a lidar com dilemas e questionamentos que devem ser solucionados com criatividade. Dessa maneira, há o desenvolvimento das habilidades e inteligências de maneira interativa e autônoma.

O curioso é perceber que o método também altera o papel do professor dentro da sala de aula. Nesse novo contexto, o profissional torna-se um guia, sendo responsável por oferecer mentoria e apoio, promovendo um método de trabalho integrado. Consequentemente, o professor torna-se ainda mais capacitado para a percepção da interdisciplinaridade do currículo escolar.

Impactos na formação educacional

O método é, portanto, uma ótima opção para o desenvolvimento de habilidades interessantes para os alunos de hoje, que amanh, irão se tornar os cidadãos do futuro! Entre os impactos na formação educacional, o STEAM proporciona o desenvolvimento da criatividade, imaginação e inovação, além do incentivo ao pensamento crítico para a resolução de problemas; aprimora as habilidades de comunicação e colaboração, bem como a flexibilidade; e fortalece habilidades sociais e culturais.

O STEAM é pautado, sobretudo, em uma abordagem pedagógica criativa, voltando-se às necessidades de adaptação das crianças a uma sociedade cada vez mais comunicativa, tecnológica e interconectada. Sem dúvida, é uma ótima oportunidade para que seu filho desenvolva seus conhecimentos de maneira saudável e lúdica.

Aproveite a visita ao nosso blog e não deixe de conferir também quais são os melhores cursos extracurriculares para crianças, e alguns experimentos caseiros para se divertir com seus filhos!

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica conecta seu filho com o futuro. Confie em quem proporciona uma vida escolar segura em inglês, português, matemática, informática e robótica. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!