Como ajudar seu filho a melhorar o português

O contato com o português começa ainda cedo no processo pedagógico e, por isso, é muito importante incentivar o aprendizado da língua materna nos pequenos, bem como todas as habilidades associadas a ela, como leitura, escrita e interpretação.

No entanto, para algumas crianças, aprender o português pode ser um pouquinho complicado, e o acompanhamento dos pais é essencial para tornar o processo mais tranquilo e evitar frustrações. Para ajudar seu filho a ampliar os conhecimentos sobre a língua portuguesa organizamos algumas dicas simples, mas que podem ser a diferença para um momento de estudo mais produtivo e prazeroso em casa. Confira!

Fique atento ao novo acordo ortográfico

Muitas vezes os pais ficam confusos e com dúvidas ao tentar ajudar os pequenos a estudar português, uma vez que o novo acordo ortográfico trouxe novas regras gramaticais e terminologias linguísticas que, para os estudantes de anos atrás, podem soar estranhas.

No entanto, exatamente por conta dessa mudança, é necessário estar atento aos estudos das crianças. Muitas indagações e o desconforto diante das novas regras podem contribuir para que o seu filho também sinta-se desmotivado. Por isso, transforme as “reclamações” em curiosidade e ajude-o a compreender a matéria.

Deixe que o seu filho seja professor

Uma ótima sugestão é transformar o momento de estudos em uma oportunidade para um aprendizado lúdico e divertido. Que tal acompanhar o seu filho durante a revisão de um determinado tema da língua portuguesa e depois pedir que ele prepare uma pequena aula para lhe ensinar a matéria?

Demonstre interesse, faça perguntas, entre na brincadeira e peça para resolver alguns exercícios na lousa também. Além do sentimento de orgulho por dar uma aula para você, o pequeno ainda aprende enquanto brinca e se sente motivado a continuar desbravando o universo do idioma.

Cultive o hábito da leitura

Um bom domínio da língua portuguesa está diretamente relacionado ao hábito da leitura e ao contato com o mundo da literatura. Uma maneira prazerosa e leve para ajudar o seu filho a melhorar o domínio do português é ajudando-o a cultivar o hábito da leitura.

Permita que ele escolha livros ou histórias em quadrinhos adequados à sua faixa etária e acompanhe-o durante os momentos de leitura. Outra sugestão é aproveitar a oportunidade para lerem o mesmo livro, ou cada um contar um pouquinho sobre as diferentes histórias que estão lendo.

Incentive a prática da escrita

Assim como o hábito de ler, escrever textos também proporciona maior contato com a língua portuguesa e, consequentemente, contribui para a fixação de uma série de novas palavras e regras gramaticais. Logo, incentivar seu filho a treinar a escrita sempre que possível pode ser uma estratégia interessante para ajudá-lo a melhorar o português.

Você pode sugerir que ele escreva um poema sobre um tema específico, que se arrisque a escrever o roteiro de um filme com uma história bem criativa, ou então que elabore uma paródia muito engraçada abordando uma nova regra gramatical. Aproveite o momento e alie os conhecimentos do idioma à criatividade!

Use a tecnologia

Quem disse que a tecnologia não poderia ser uma ótima oportunidade para o aprendizado da língua portuguesa? É possível encontrar uma série de jogos on-line voltados para a correção ortográfica, conhecimento de novos vocabulários e conjugação verbal, por exemplo.

Além disso, você pode baixar uma série de aplicativos disponíveis para smartphones que podem estimular o estudo da língua de maneiras diferentes e lúdicas, como Português para crianças, Busuu, Sei + e muitos outros.

Estar presente no processo de aprendizagem do seu filho é muito importante. O acompanhamento dos pais é a chave para garantir que o pequeno absorva os conteúdos escolares de maneira saudável e saber em quais matérias ele pode estar apresentando maior dificuldade de compreensão.  

O momento também pode ser interessante para perceber quais cursos extracurriculares são interessantes e podem estimular ainda mais o desenvolvimento e a criatividade do seu filho - você pode conferir os melhores cursos extracurriculares para crianças aqui. No entanto, caso o pequeno pareça desmotivado em relação aos estudos e as notas indiquem um sinal vermelho, entenda também como o apoio escolar pode ser a solução para a dificuldade do seu filho.

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica conecta seu filho com o futuro. Confie em quem proporciona uma vida escolar segura em inglês, português, matemática, informática e robótica. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!