Entenda a importância de dar autonomia para as crianças

Os pais são responsáveis por prover o sustento dos filhos e oferecer as bases da educação. Porém, isso não significa estar a todo momento fazendo algo pela criança. Durante o crescimento dos pequenos, é fundamental incentivá-los a ter autonomia em parte de suas ações, respeitando sempre as características de cada idade.

À medida que as crianças ficam mais velhas, os pais precisam encorajar a tomada de decisão por conta própria dos pequenos, além de conferir a eles algumas responsabilidades básicas da rotina. Para isso, você pode propor algumas atividades, como:

Incentivar pequenas decisões no dia a dia

Permita que a criança tenha poder de escolha em situações simples do dia a dia, como a cor da roupa ou o filme que irão assistir juntos. Com o tempo, as decisões vão se tornando mais importantes, como escolher um curso profissionalizante para aprender sobre um determinado tema pelo qual o jovem se interessa.

Realizar tarefas em casa

Desde cedo, as crianças podem ganhar a responsabilidade de cuidar das próprias coisas, como não perder os brinquedos nem os bichos de pelúcia. Com o tempo, os pais podem delegar aos pequenos tarefas como limpar o próprio quarto e ajudar a família no asseio da casa.

Incentivar as crianças a exprimir suas opiniões

Dar autonomia para as crianças não significa apenas atribuir algumas ações, mas também oferecer um espaço para que os pequenos expressem suas próprias opiniões. Para isso, ouça o que eles têm a dizer sobre a escola e pergunte a opinião deles sobre os mais diversos assuntos do dia a dia.

Benefícios da autonomia para as crianças

Dar uma certa autonomia à criança traz uma série de benefícios para o seu desenvolvimento, como:

Criação da identidade

A infância é decisiva na construção da identidade da pessoa. É a época em que o indivíduo começa a se enxergar como um ser inserido em uma sociedade. Nos primeiros anos de vida, a família é a principal referência para a criança, construindo as bases do que ela conhece sobre relações sociais. Ao ensinar a criança a ser mais autônoma, os pais a ajudam a se enxergar como um indivíduo atuante, com papéis sociais próprios.

Dar segurança

Quando o jovem cresce muito dependente das escolhas dos pais, pode acontecer de, diante de alguma situação difícil, ele ficar aguardando as respostas providas por outra pessoa, já que não tem confiança de decidir por si próprio. Conviver desde cedo com situações em que se precisa tomar decisões ajuda a criança a se acostumar com isso. Fazer escolhas simples, como com qual roupa irá à festa do amiguinho, preparam os pequenos para resoluções mais complexas no futuro.

Construir relações sociais sólidas

Se os pais construírem uma relação muito interdependente com os filhos, as crianças podem tomar isso como referência e pensar que todas suas outras relações sociais devem funcionar da mesma maneira. Com isso, os pequenos podem ficar muito dependentes também de professores, amigos ou outros familiares da sua convivência.

Ao ensinar as crianças a ser mais autônomas e não depender totalmente da ajuda alheia, os pais também ajudam os pequenos a construir relações sociais mais fortes. Isso porque elas entendem que o vínculo deve estar fortificado pela afinidade e pelo companheirismo, e não pela dependência mútua.

Mostrar que se deve ter responsabilidade pelas próprias ações

O ditado “a cada escolha uma renúncia” é uma lição muito importante para os pequenos. A criança precisa entender que nem sempre elas terão exatamente tudo o que desejam, tendo realmente que fazer escolhas.

Além disso, ao dar o poder de decisão às crianças, os pais também conseguem ensinar como as atitudes de cada um possuem consequências. Na infância, estamos tratando de coisas simples, como não gostar do filme que assistiu ou da roupa que usou. Porém, no futuro essas questões se tornam mais difíceis, graças ao crescimento do jovem. É preciso que eles estejam preparados para isso!

Desenvolvimento da autoestima

Por mais que receber tudo na mão seja algo confortável para a criança, a emoção de conseguir se virar por conta própria também é satisfatória! É muito importante que os pequenos se sintam confiantes e motivados a fazer as coisas sozinhos, principalmente quando estamos nos referindo aos estudos.

Dar autonomia para as crianças é fundamental para que os pais as ajudem a se tornar preparadas para encarar as dificuldades da vida. Assim, é possível desenvolver um adulto autoconfiante que sabe das suas responsabilidades e toma decisões de maneira assertiva.

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica conecta seu filho com o futuro. Confie em quem proporciona uma vida escolar segura em inglês, português, matemática, informática e robótica. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!