Por que, porque, porquê e por quê: quando usar cada um deles?

O emprego dos porquês costuma ser um dos temas da língua portuguesa que mais geram dúvidas entre os alunos - e também entre os adultos. Devido à semelhança entre as palavras, é natural sentir um pouquinho de dificuldade para diferenciá-las e, portanto, utilizar a sua forma apropriada da maneira correta. Mas, para solucionar as suas dúvidas de uma vez por todas, nós reunimos uma breve explicação com alguns exemplos para você aprender quando usar por que, porquê, por quê e porque. Vamos conferir? :)

Por que

A estrutura por que, separada e sem acento, pode ser usada em duas situações. Acompanhe.

I) Por que é formado pela união da preposição “por” ao pronome interrogativo “que”. Normalmente, é empregada no início de frases interrogativas e pode ser substituída pela construção “por qual motivo”. Pode aparecer também no meio de orações não interrogativas.

Por que você foi dormir tão tarde, Matheus?

Mamãe, por que eu não posso jogar videogame antes do jantar?

Ele não me disse por que faltaria à aula hoje.

II) Ainda, a expressão por que pode assumir o caráter de um pronome relativo, atuando como o elemento de ligação entre duas orações. Pode ser substituído pela construção “pelo qual” e suas formas feminina e plural.

A professora não entendeu o motivo por que os seus alunos estavam tão agitados.

A estrada por que eu e meus pais passamos durante o final de semana era muito bonita!

Os motivos por que foi tão mal não fazem sentido; afinal, ele estudou durante toda a semana.

Porquê

A palavra porquê, grafada junta e com acento, é um substantivo masculino. Na oração, sua função é indicar o motivo ou a causa de alguma coisa. Normalmente, aparece acompanhado de um artigo definido, artigo indefinido, pronome ou numeral. Pode ser substituída pelas palavras “motivo” ou “razão”, por exemplo.

Leandro não comentou o porquê de não ter feito a sua parte no trabalho de ciências.

Meu pai não entendeu os porquês da minha decisão.

Todos os alunos riam, mas não contaram para a professora o porquê de tamanha diversão.

Por quê

A construção por quê, separada e com acento, é formada pela preposição “por” e pelo pronome interrogativo “quê”. É usada ao final das frases, sempre seguida de pontuação. É também a forma correta de escrever a expressão “por quê” quando ela está isolada em uma oração.

Você não vai participar do campeonato de matemática? Por quê?

Professora, as férias irão começar mais tarde esse ano por quê?

Bianca foi embora da escola e não nos disse por quê.

Porque

A palavra porque, grafada junta e sem acento, é uma conjunção subordinativa causal ou coordenativa explicativa. Logo, essa expressão é responsável por unir duas orações que dependem uma da outra para fazer um sentido completo. É usada para indicar a causa ou dar a explicação de uma situação determinada  e, por isso, é muito usada em respostas. Pode ser substituída pelas palavras “pois”, “por isso” e “visto que”.

Benício estava chorando porque ralou o joelho enquanto jogava futebol.

Juliana se atrasou para a aula de francês porque estava chovendo muito ontem à noite.

O professor não deu mais exercícios porque os alunos afirmaram ter entendido a matéria.

E aí, agora que nós explicamos ficou bem simples, não é mesmo? A dica é anotar brevemente a descrição do uso de cada um dos porquês em seu caderno de português ou em uma nota autoadesiva para ter as explicações sempre pertinho de você. Assim, ao praticar bastante, você irá aprender a diferença entre eles e usá-los com muita tranquilidade - e, é claro, sem errar!

Se você curtiu esse texto, aproveite e não deixe de ler também:

Clássicos da literatura infantojuvenil para ler este ano

O que é preciso saber para criar um robô?

Os 5 robôs mais amados dos filmes

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica conecta seu filho com o futuro. Confie em quem proporciona uma vida escolar segura em inglês, português, matemática, informática e robótica. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!