7 atitudes para estimular a autoconfiança das crianças

A autoconfiança é fundamental para o desenvolvimento do indivíduo, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional, ajudando a pessoa a dar o melhor de si e ter mais tranquilidade para encarar os problemas.

A infância é um período cheio de mudanças e transformações. É a fase em que o ser humano está descobrindo o mundo e conhecendo mais sobre si mesmo. Manter a autoconfiança nessa época da vida é essencial para lidar com o crescimento de maneira positiva e se desenvolver plenamente.

Portanto, trabalhar a autoconfiança das crianças desde cedo é muito importante. Para te ajudar, nós trazemos 7 dicas de ações importantes para incentivar o seu filho a confiar mais no potencial dele. Confira!

Dar tarefas à criança

No dia a dia, é possível designar algumas responsabilidades para as crianças, como manter o quarto organizado e ajudar em outras tarefas domésticas - o que vai depender da idade do seu filho. A iniciativa é importante para envolver as crianças nas atividades da casa e dar aquela sensação de “dever cumprido” quando elas conseguem finalizar os afazeres.

Valorizar as conquistas

É muito importante que os pais reconheçam as conquistas dos filhos, como tirar boas notas, passar de ano ou conquistar algum prêmio na escola. Por mais que o bom desempenho seja uma responsabilidade da criança, comemorar os êxitos ajuda os pequenos a se sentirem valorizados e seguros quanto à sua capacidade.

Ensinar a lidar com as frustrações

Da mesma maneira que é importante comemorar as vitórias, também é preciso conversar sobre as derrotas. Quando a criança não consegue algo que queria no momento - não passar na seletiva de alguma equipe esportiva ou não vencer o concurso de redação da escola, por exemplo  -, ajude-a a lidar de um modo positivo com suas falhas. Mostre que é possível aprender com os problemas e sair mais forte e confiantes das situações adversas.

Propor atividades extracurriculares

Ajude as crianças a aumentar o seu leque de conhecimentos matriculando-as em cursos de inglês ou de robótica, por exemplo. O objetivo é mostrar ao seu filho que ele pode participar de atividades diferentes e construir aprendizado a partir delas.

Criticar as atitudes, não a criança

Nas ocasiões em que as crianças não cumprirem o esperado - não estudar o bastante ou deixar o quarto desorganizado, por exemplo -, procure criticar a atitude, e não utilizar adjetivos que caracterizem a pessoa, como preguiçoso ou desinteressado. Deixe as conversas sobre o comportamento para momentos mais calmos e confortáveis, e não durante uma bronca.

Incentivá-las a falar de si próprias

Crie uma relação de confiança com as crianças de maneira que elas se sintam confortáveis para falar sobre os próprios sentimentos. Estabeleça um espaço de diálogo para que seu filho conte as boas novidades - como aulas divertidas na escola - e as adversidades - como algum problema de relacionamento com os amigos. Ao compreender o estado emocional da criança, você consegue dar conselhos mais apropriados e intervir em momentos de crise.

Identificar problemas de aprendizado

A dificuldade em acompanhar o ritmo dos colegas de sala e as más notas podem desmotivar as crianças para os estudos. Portanto, é fundamental intervir quando seu filho não estiver indo bem na escola. Nesses casos, o melhor caminho é procurar um curso de apoio escolar, pensando em corrigir as lacunas de aprendizado geradas ao longo dos anos letivos.

O acompanhamento escolar mostra à criança que ela pode aprender no próprio ritmo, retomando a confiança para seguir firme nos estudos. Quer conhecer mais sobre a metodologia de apoio escolar da Ensina Mais Turma da Mônica? Então confira nossas publicações:

Qual a diferença entre reforço e apoio escolar?

Quem precisa de um curso de apoio escolar?

Como funcionam as aulas na Ensina Mais Turma da Mônica?

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

 A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!