Seu filho tem dificuldade com matemática? Descubra como ajudar!

A matemática costuma ser uma disciplina responsável por causar um friozinho na barriga de muitos alunos, independentemente do ano escolar. E muitos pais ficam preocupados ao perceberem que os seus filhos vêm tendo dificuldades com a matemática. Confira sugestões para compreender quais os motivos por trás das dúvidas dos pequenos.

A matemática tem uma fama ruim

Entre os brasileiros, a matemática é considerada uma disciplina difícil. Ao ter essa percepção e passá-la também para as crianças, muitos pais e familiares contribuem para que os pequenos já cheguem à sala de aula com medo dos números.

A verdade é que, ao contrário do que se acredita, a matemática não é uma disciplina difícil. Ela envolve apenas estudo e dedicação, como qualquer outra matéria escolar. Por isso, é muito importante explicar desde cedo para o seu filho que o aprendizado da matemática é como andar de bicicleta: em um primeiro momento, nós caímos, mas depois encontramos o equilíbrio e seguimos confiantes.

Ainda, é muito importante que a família não projete as suas experiências pessoais com a matemática nas crianças. Não é benéfico falar para o seu filho que essa disciplina é muito difícil, caso você tenha tido dificuldades na escola, já que isso pode deixá-lo ainda mais assustado e inseguro. O mesmo vale para os pais que tinham facilidade e gosto particular pelos números e afirmam que a disciplina é fácil. Essa expectativa pode frustrar o seu filho caso ele tenha dúvidas com o conteúdo.

Os números podem causar desmotivação

Nos primeiros anos escolares, os alunos sentem-se estimulados e muito curiosos para aprender o universo dos números. Muitas crianças ficam maravilhadas ao aprender as primeiras operações de soma e subtração, e também acham muito interessante os números serem considerados infinitos. Nesse momento inicial, o aprendizado é diretamente incentivado pela possibilidade que as crianças encontram de relacionar os números ao seu cotidiano - seja para contar brinquedos ou para somar doces, por exemplo.

Entretanto, quando assuntos mais complexos começam a ser abordados em sala de aula, a insegurança aumenta. Nessa fase, os pequenos aprendem assuntos mais “abstratos” e que não se encaixam em suas vivências diárias, como as frações e a raiz quadrada. O distanciamento crescente do seu dia a dia é somado ao receio que muitos adultos têm da matemática, e culmina na desmotivação.

Por isso, ajude o seu filho a ser criativo e encontrar formas lúdicas e divertidas para estudar. Crianças têm muita energia e gostam de atividades dinâmicas. Que tal proporcionar o contato com instrumentos de trigonometria enquanto medem alguns ângulos da casa? Também é bacana sugerir que o seu filho crie uma canção para decorar os números da tabuada ou conceitos matemáticos.

É necessária uma boa base escolar

Em alguns casos, os alunos vivenciam dificuldades com a matemática porque não têm um bom embasamento na disciplina. Ao não aprender alguns conceitos-chave de maneira apropriada, a criança poderá enfrentar obstáculos maiores para entender conteúdos mais complexos nos anos escolares seguintes, e logo pode ser originada uma bola de neve de temas matemáticos!

A presença e o apoio da família nesse ponto são fundamentais. A matemática não envolve apenas o contato com valores numéricos, mas também o desenvolvimento do raciocínio lógico e a concepção e percepção das etapas de um processo - questões muito importantes para o aprendizado a longo prazo. Portanto, incentive o seu filho a estudar e a rever temas importantes. Caso você perceba que a dificuldade vem aumentando e a frustração do seu filho está crescendo, procurar um curso de apoio escolar pode ser um diferencial.

O curso de apoio escolar Ensina Mais Turma da Mônica pode ajudar o seu filho! Aqui o aluno tem o contato com os tópicos fundamentais da matemática, retomando conceitos básicos e solidificando os seus conhecimentos de maneira saudável e segura. Na sequência, o aluno parte para a solução de problemas mais complexos, como frações e equações. Com aulas atrativas, o conteúdo matemático é pautado em temas cotidianos e contribui para a aproximação da criança com a disciplina.

Não deixe de conferir como funcionam as aulas na Ensina Mais Turma da Mônica, e aproveite para se cadastrar no site e ganhar um desconto especial na matrícula do seu filho!