O que perguntar para os professores do seu filho em uma reunião de pais?

As reuniões de pais são momentos importantes para o desenvolvimento escolar das crianças. É nesse espaço que os pais conseguem ter contato com os professores e entender melhor o desempenho dos seus filhos dentro da sala de aula. Para te ajudar a aproveitar ainda mais essas oportunidades, nós selecionamos cinco tópicos principais sobre os quais você precisa perguntar aos educadores do seu filho. Confira!

Comportamento

Faça perguntas visando a entender um pouco mais sobre a personalidade do seu filho, a fim de descobrir se na sala de aula ele é mais agitado, quieto, se fala muito ou se passa a maior parte do tempo calado. O professor pode relatar comportamentos que a criança não tem em casa.

Postura

O objetivo aqui é compreender a postura que o seu filho adota na sala de aula. Questões como “Ele obedece quando recebe uma ordem?”, “Ele respeita os coleguinhas?” ou “Sai e volta no horário correto durante os intervalos?”, são exemplos para ter uma noção da maneira como o aluno se porta na escola e do nível de comprometimento que ele demonstra com os estudos.

Relacionamento com os colegas

Busque informações sobre as relações de amizade que seu filho estabelece com os colegas. Perguntas como “Ela conversa bastante?”, “Está sempre com os amigos?” ou “Ele fica a maior parte do tempo sozinho?”, são boas formas de se fazer isso. O professor pode ser responsável por relatar algum problema de relacionamento ou até mesmo episódios de bullying.

Desempenho

No boletim, os pais conseguem ver as médias finais, que são os resultados dos estudos do período. Porém, parece que fica faltando entender um pouco mais sobre o meio do percurso. Por isso, é importante conversar com os professores sobre o desempenho diário dos alunos. Questões como “Ele participa das discussões?” ou “Ela demonstra interesse na aula?”, são boas perguntas para se fazer.

Metodologia de ensino

Também é interessante conversar com os professores sobre a metodologia de ensino. Você pode perguntar “Como você procura sanar as dificuldades durante as aulas?”, “Quais são suas estratégias para melhorar o desempenho?” ou “O que eu poderia fazer em casa para ajudar?” e entender um pouco mais sobre o método de agir do educador e como isso impacta os resultados do seu filho.

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!

Banner passa tempo