5 livros para te apresentar a cultura maker

Você já ouviu falar sobre a cultura maker? Esse termo tem se tornado muito comum, e cada vez mais adultos, adolescentes e até mesmo crianças têm se identificado com ele! De maneira geral, essa cultura acredita que nós somos capazes de usar a tecnologia, a internet e a criatividade para dar asas à imaginação e criar instrumentos que nos ajudam a tornar o dia a dia mais simples. Assim, o movimento é inspirado na ideia de “faça você mesmo” e defende que nós podemos construir, consertar e até mesmo criar do zero diversos objetos!

Para te inspirar e ajudar você a conhecer um pouco melhor esse conceito, nós organizamos uma lista com cinco livros para te apresentar o que é a cultura maker, ou seja, para você colocar a mão na massa, criar muita coisa legal e aprender muito! Vamos conferi-los?

Construa o seu robô

Autor: Steve Parker

Para os fãs do universo tech, este livro é uma ótima indicação! Na obra, você conhecerá mais sobre a história e a evolução dos robôs ao longo do desenvolvimento da tecnologia. E claro que depois de aprender você poderá colocar a mão na massa! O livro já traz o material necessário e as instruções que você precisa para construir três pequenos robôs, todos motorizados e capazes de acenar e andar. 

Fábrica de brinquedos

Autor: Ricardo Girotto

Você sabia que é possível transformar muitos objetos que iriam para o lixo em brinquedos novinhos em folha? Nesse livro, você entenderá como usar materiais recicláveis para criar brinquedos super diferentes e para lá de criativos. Além das dicas e do passo a passo para as criações, você poderá encontrar projetos para as diferentes épocas do ano e que envolvem as suas datas comemorativas favoritas. Legal, né?

Ciência da montanha-russa

Autor: Chris Oxlade

Para quem gosta de experiências malucas para aprender sobre ciência na prática, colocando a mão na massa, essa indicação é ótima! No livro, você poderá aprender diversos conceitos científicos ao montar a sua própria montanha-russa! As peças de que você precisará para a engenhoca já vêm junto com o livro, assim como as instruções e as explicações que ajudarão você a entender sobre o atrito, a força peso e até mesmo energia. 

Maker Lab: 28 super cool projects

Autor: Jack Challoner

Vencedor do National Parenting Publication Award, esse livro reúne várias experiências para transformar você em um pequeno cientista! Usando apenas materiais que podem ser encontrados na sua casa, você vai montar vulcões que entram em erupção e até mesmo construir uma bateria usando apenas um limão! Surpreendente, né? Além disso, o livro também explica os “porquês” e os “comos” das engenhocas, e os projetos são divididos por níveis de dificuldade. 

STEAM Kids: 50+ Science / Technology / Engineering / Art / Math Hands-On Projects for Kids

Autor: Anne Carey

Criado por uma engenheira do Massachussets Institute of Technology (MIT), ao lado de grandes nomes da educação e do design, esse livro promete ensinar você a perguntar como um cientista, construir como um engenheiro e criar como um artista! Entre os projetos, você encontrará propostas para lá de inusitadas, como estilingues com tubos de PVC, a ciência por trás das fraldas e um labirinto de doces! Ao final de cada projeto, você pode conferir novas ideias para continuar desenvolvendo-o e aprender ainda mais.

Makers: a nova revolução industrial

Autor: Chris Anderson

Indicação bônus! Se você gostou de criar os seus próprios brinquedos, robôs e outras engenhocas curiosas, significa que você é fã da cultura maker, não é mesmo? Por isso, o livro Makers: a nova revolução industrial pode te ajudar a entender mais sobre esse movimento que vem mudando a indústria. 

Na obra, Anderson explica como a tecnologia e a internet facilitam a troca de informação e o acesso a gadgets diferentões. Como resultado, existe uma valorização do “faça você mesmo”. Interessante, né? A leitura é um pouco densa e complexa, por isso, é indicada para adolescentes, mas também é possível ler o livro junto com a família, para que todos entendam juntos os conceitos mais complicados!

O livros podem ser ferramentas divertidas e interessantes para você desenvolver a sua criatividade e o hábito de construir novas criações! E você, de qual obra mais gostou? Qual é o primeiro item que você pensa em construir? :) Conte pra gente a sua opinião aqui nos comentários!

Se você gosta de filmes, aproveite a visita ao nosso blog e dê uma olhadinha em filmes sobre gênios da matemática para você se inspirar e também filmes sobre tecnologia para te deixar animado com o futuro.

Venha conhecer a Ensina Mais Turma da Mônica!

 Aqui, a gente ajuda você a aprender matemática, língua portuguesa, inglês e robótica de uma maneira divertida, simples e repleta de tecnologia! Converse com os seus pais, cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!