Como acompanhar o seu filho na volta às aulas?

O mês de agosto é movimentado pela volta às aulas das crianças. Os pais e os filhos voltam a ter uma rotina: acordar mais cedo, preparar os lanches do recreio e voltar aos estudos, claro! Mas você sabe como acompanhar o seu filho nesse retorno? Para não deixar nada no esquecimento, é preciso um planejamento prático e funcional para a família se adaptar aos horários novamente de forma rápida. Veja as nossas dicas! 

Converse sobre o recomeço

É importante conversar com as crianças e prepará-las para o fim das férias. Deixe claro que voltar para a escola trará novos conhecimentos para ela, além de muita diversão. É um momento de mudança de rotina e ambiente, por isso é importante os pais passarem tranquilidade para os filhos sobre as novidades e o que a escola vai trabalhar. Pais confiantes, filhos confiantes! 

Outra dica é conversar com o seu filho sobre como era na sua época, contando as coisas boas que você viveu e explicando que é normal sentir medo, mas que ele sempre pode contar com você para qualquer coisa que precisar falar, assim você fica atento ao que está acontecendo na vida do seu filho dentro da escola!

Regule o sono e a alimentação

Além de trabalhar o psicológico das crianças, retome a rotina de horários, como o controle da hora de dormir e acordar, mesmo que a criança não estude no período da manhã. A saúde física em dia influencia no rendimento na escola, por isso também mantenha uma alimentação saudável ainda em casa, e faça o mesmo em relação aos lanches que seu filho leva para os intervalos. 

Prepare tudo com o seu filho

Um dos aspectos importantes para que as crianças sintam-se envolvidas nas mudanças que acontecem na volta às aulas é permitir que elas participem desse processo. Envolva seu filho em todos o momentos, desde o preparo dos lanches que ele levará até arrumar os materiais regularmente. É importante ele saber o que está acontecendo e também ter poder de decisão. Escolher os materiais e as comidas que ele vai levar é uma forma de animá-lo para o recomeço! 

Acompanhe a vida escolar

Acompanhe a rotina escolar do seu filho desde os primeiros dias de aula. É essencial ter o hábito de perguntar como foi o dia dele sempre. Essa é uma forma de saber o que acontece na escola diretamente com o seu filho, mas não o pressione para obter informações. Também conte como foi o seu dia, e assim ele vai se sentir mais à vontade para conversar, tanto sobre coisas boas como sobre problemas que aconteceram. 

Seja compreensivo e paciente

Na volta às aulas, tenha paciência, pois as crianças possuem um ritmo diferente dos adultos quando o assunto é readaptação. Voltar para a escola pode ser um momento delicado, já que as crianças se acostumaram a ficar em casa sem as responsabilidades escolares e fazendo coisas que talvez não possam mais fazer por um bom tempo. Acompanhe e seja paciente com seu filho nesse período. Lembre-se de que as próximas férias não estão distantes! 

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica! 

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!