10  jogos brasileiros que você precisa experimentar

A produção de jogos no Brasil está cada vez mais fazendo sucesso tanto por aqui quanto em outros países. Várias produções brasileiras já ganharam avaliações e elogios em publicações internacionais, assim como receberam prêmios em grandes eventos. Pesquisando nos smartphones e em outras plataformas de games, podemos encontrar títulos brasileiros com qualidade reconhecida no exterior, como “Horizon Chase” e “Chroma Squad”. Selecionamos dez jogos nacionais que você precisa conhecer. Confira! 

Alpha Beat Cancer

Criado pelo estúdio Mukutu, de Santos (SP), esse jogo mobile o objetivo de ensinar sobre o câncer e seu tratamento por meio de minigames. O Alpha Beat Cancer foi premiado na categoria Saúde e Bem Estar no World Summit Awards da ONU, na Áustria, e na categoria Escolha da Audiência no Indie Prize Award, na Casual Connect 2018, nos EUA. Disponível para iOS e Android.

Celeste

De criaçãocanadense, o Celeste teve a arte produzida pelo estúdio Miniboss, de São Paulo. No jogo, a jovem Madeline tem o objetivo de conquistar uma montanha que conta com vários perigos e armadilhas. Celeste desafia a perseverança e a precisão do jogador, pois é mais do que certo que ele morrerá várias vezes até conseguir completar todas as fases! O jogo ganhou o prêmio Escolha do Público do Independent Games Festival em 2018. Disponível para PC, PS4, Xbox One e Switch.

Chroma Squad

Criado pelo Behold Studios, o Chroma Squad vem de Brasília e é um RPG tático, que faz homenagem aos antigos seriados japoneses, sucessos no Brasil nos anos 80 e 90. Ele foi premiado como melhor jogo indie e melhor áudio no SBGames 2015, além de ter ficado entre os melhores games escolhidos pelo público do SXSW Game Awards 2015. Disponível para PC, PS4, Xbox One, Android e iOS.

Distortions

Lançado para a plataforma Steam, Distortions é um projeto que levou nove anos para ser finalizado pelo estúdio paulista Among Giants. O jogo trata de assuntos como relacionamentos e traumas através de uma narrativa surrealista. Ganhou o prêmio de melhor jogo brasileiro e melhor jogo segundo voto popular no BIG Festival 2017, melhor ideia original no AzPlay (Espanha) e melhor tecnologia no SBGames 2017. Disponível para PC.

Horizon Chase

Criado pelo estúdio gaúcho Aquiris, o Horizon Chase foi inspirado em jogos clássicos dos anos 90, como Top Gear e Turbo OutRun. É um dos recentes sucessos brasileiros, premiado no BIG Festival e no SBGames, além de ser indicado como um dos melhores games da Apple Store. Disponível para Android, iOS, PC e PS4.

Lila’s Tale

O Skullfish Studios, de São Paulo, criou Lila’s Tale, um jogo no estilo aventura com elementos de puzzle e plataforma para Gear VR. Já atento aos games de realidade virtual, ganhou na categoria melhor arte no Indie Prize de Singapura em 2017. Disponível para Gear VR.

No Heroes Here

Une o estilotower defense a um multiplayer cooperativo frenético. Cada jogador precisa fazer seu trabalho de maneira correta para que o castelo não seja invadido. Esse jogo ganhou o prêmio de melhor game social no Game Connection America 2017 e surgiu no estúdio Mad Mimic, de São Paulo, onde também foi desenvolvido. Disponível para PC, Switch, PS4 e Xbox One.

Starlit Adventures

DePorto Alegre (RS), o estúdio Rockhead Games é o responsável pelo sucesso de Starlit Adventures. Em 2018, o game foi adaptado para PS4 em parceria com o estúdio paulista Webcore, depois de ser considerado o melhor game brasileiro do BIG Festival 2016, e o melhor jogo segundo júri técnico do SBGames 2016. Nesse game, o jogador controla os personagens Bo e Kikki e deve coletar itens espalhados em um mundo cheio de cor e puzzles. Mais desafios aparecem conforme o jogo passa e diferentes roupas com habilidades especiais são desbloqueadas. Disponível para Android, iOS e PS4.

Sword Legacy: Omen

Esse game é um RPG tático que conta a história da Inglaterra antes da lenda do rei Arthur, uma época com muitas batalhas brutais. O Sword Legacy: Omenfoi criado pelo Firecast Studio em parceria com o Fableware Narrative Design, ambos do Rio de Janeiro. Em 2017, ganhou o prêmio de melhor narrativa do SBGames. Disponível para PC.

Until Dead

Esse jogo possui a mecânica dos gêneros de estratégia por turnos, como X-COM e Mario + Rabbids, e com o clima de um mundo pós-apocalíptico. Nasceu no estúdio Monomyto, de Campo Grande (MS), e foi o vencedor da categoria melhor jogo mobile no Indie Prize de Seattle (EUA), em 2017. Disponível para Android e iOS.

Se você gostou das nossas sugestões de jogos brasileiros, continue acompanhando o nosso blog! Confira outros posts relacionados a games: 

Como conciliar videogames e estudos na vida dos filhos

Jogos pedagógicos para alunos são a nova aposta para uma aprendizagem eficaz

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!