Educação alimentar: como ensinar as crianças a comer bem?

Se você acha que não tem como mudar a alimentação do seu filho, está enganado! Muitas crianças não conseguem se alimentar bem, comendo legumes, frutas e verduras que possuem nutrientes essenciais para o processo de desenvolvimento infantil e, claro, um hábito importante de ser mantido para a vida toda. Existem estratégias para reverter essa situação sem dores de cabeça, chantagens ou ameaças no momento das refeições, atitudes que não são corretas para alimentar os pequenos. Selecionamos algumas práticas simples que, aplicadas na rotina de alimentação das crianças, vão ajudar os pais a ensinar os filhos a fazer as pazes com as comidas saudáveis. Confira!

Enxergue os vegetais com bons olhos

Os adultos têm a tendência de oferecer as comidas saudáveis de uma maneira não muito animadora para as crianças ou com tom de obrigação. Os modos e hábitos dos pais influenciam bastante a aceitação dos filhos de uma boa alimentação. Se o pai ou a mãe agem com felicidade quando comem um doce ou fast-food, eles devem agir da mesma forma com frutas e verduras, por exemplo. Os filhos vão concluir que esses tipos de alimentos também nos deixam alegres. Além disso, é importante valorizar os pratos e não oferecer recompensas após comer algo saudável, como uma sobremesa. Assim, a criança vai pensar que a refeição principal é tão ruim que precisa de algo gostoso depois. 

Faça as comidas favoritas da família 

Na história da maioria das famílias, cozinhar é um momento que gera muitas lembranças e fortalece os vínculos com os familiares. É um momento com muitos significados que, quando compartilhados com as crianças, muda a visão delas sobre a comida. Por isso, permita que as crianças vejam o cardápio afetivo das refeições em família e conte as histórias sobre os pratos para ela.

Faça uma bela apresentação do prato

Conhece o clichê que diz que “comemos com os olhos?” Isso também serve para as crianças! Um prato colorido e divertido (já pensou em montar uma carinha com as comidas?) estimula a curiosidade delas. A variedade de cores e texturas das comidas traz muitas opções de como montar os pratos e torná-los mais atrativos na hora de comer. Por haver várias possibilidades de criação, proponha ideias e desafios, como comprar alimentos no mercado de uma cor só e, caso o alimento passe por alterações de cores com o passar do tempo ou no cozimento, converse sobre esse assunto com o seu filho ou filha. Será um ótimo momento de aprendizado. 

Ofereça antes o que ele menos gosta 

É mais comum oferecer o que as crianças mais gostam de primeira, mas o melhor caminho é deixar os alimentos saudáveis ou que elas ainda não gostam mais visíveis, sem outros alimentos da refeição. Seu filho ou filha ficará mais interessado e vai querer comer rapidamente aquilo que foi colocado na sua frente para saciar logo a fome. 

Deixe o seu filho participar das escolhas

Leve o seu filho ou a sua filha para fazer as compras no supermercado com você. Dessa forma, eles ficam mais envolvidos com os alimentos, podem escolher o que for mais atrativo para eles e o que tiverem curiosidade de experimentar. Esses hábitos podem ampliar o cardápio e os gostos de toda a família. Caso seja difícil fazer compras com as crianças, uma alternativa é fazer uma horta em casa, mesmo que pequena ou só de temperos. A hora de montar o lanche que elas levam para a escola também é uma opção para que tenham mais contato com os alimentos. Além de mudar a alimentação, essas atitudes simples ajudam no desenvolvimento da autonomia e no sentimento de pertencimento aos acontecimentos da família. 

Compre alimentos pequenos

Os alimentos em miniatura são mais atrativos para as crianças, pois parecem que foram feitos para elas. Por exemplo, mini legumes, como cenourinhas ou folhas de rúcula “baby” são mais fáceis de agradar os olhos e o paladar infantil, assim como incrementar a comida com ovinhos de codorna, que são pequenos. 

Deixe o momento da refeição divertido

Brincadeira e diversão são ótimas opções para atrair a atenção da criança, seja quando o assunto é alimentação ou não. Se vocês forem a um restaurante, deixe que o seu filho escolha o seu prato e fale que você vai escolher o dele, por exemplo. Em casa, deixe as crianças livres para comerem, não as proíba de comer com as mãos ou fora dos pratos por causa da sujeira, essa é uma fase em que elas ainda estão descobrindo os alimentos além dos sabores.

Se a vontade de doce surgir constantemente, tenha alternativas de receitas em mãos, como saladas de frutas bem coloridas ou gelatinas divertidas. Deixe a imaginação das crianças fluir nesses momentos e participe disso com elas. É como falamos no tópico acima: é um momento de fortalecer os vínculos familiares. Use referências a personagens aos alimentos, como o prato favorito de algum; assim seu filho pode se identificar mais com o alimento.

Contar as histórias de como os vegetais nasce e como cuidar deles, ou ir à feira conhecer os alimentos frescos ou orgânicos, além de ser um passeio diferente e ter um visual bonito, também pode ajudar no processo de mudança de alimentação dos seus filhos. 

Curtiu as dicas de como familiarizar as crianças com os alimentos saudáveis? Lembre-se de que o processo de mudança de hábitos exige paciência e dedicação, além de ser necessário adotar novas práticas na rotina de toda família. Mas fique tranquilo: seguindo as alternativas que apresentamos aqui, serão ótimos momentos de muitos aprendizados! Acompanhe nosso blog e veja outras dicas legais para o desenvolvimento do seu filho ou filha: 

6 coisas que não podem faltar no aprendizado das crianças

Dicas importantes para preparar seu filho para o futuro

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!