Seu filho está de recuperação? Saiba como ajudá-lo!

O período mais aguardado pelas crianças está chegando. As férias de verão são aqueles momentos em que elas vão descansar e recarregar as energias para o próximo ano letivo. Porém, alguns alunos terão que estudar mais um pouco para conseguir passar pelas recuperações. Nesse momento, a ajuda dos pais é fundamental. Veja como os pais podem agir durante este período.

Descubra a razão pela nota baixa

Muitos fatores podem interferir no rendimento do aluno, portanto preste atenção se seu filho está com problemas de convivência na escola, se é falta de interesse e dedicação ou se está com dificuldades nas disciplinas. Para descobrir o que aconteceu durante o processo de aprendizado, é essencial que os pais tenham contato com os professores para que possam ter uma visão geral dos fatos.

Ajude a montar um cronograma 

A criança pode não conseguir montar um cronograma de estudos eficiente, portanto ofereça ajuda para criá-lo e saiba conciliar o tempo de estudo com os momentos de lazer. Claro que é preciso que se abra mão de algumas horas de lazer, e a criança precisa entender isso, então explique que é algo necessário, mas temporário.

Dê apoio à criança

Durante esse período, a criança precisa de apoio e incentivo para estudar e alcançar um resultado satisfatório para passar de ano, portanto demonstre que vocês estão com ela nessa caminhada. Uma conversa mais séria a respeito do desempenho abaixo do esperado é fundamental para que a criança entenda as responsabilidades e deveres que ela tem, porém é importante deixar para fazer isso após o término dessa fase.

Proporcione um ambiente adequado

Durante as horas de estudo, é fundamental que a criança tenha um ambiente adequado para estudar, onde ela não tenha contato com possíveis distrações, e que seja um local limpo, bem ventilado e iluminado. Os pais precisam ficar atentos ao local de estudo dos filhos, pois um ambiente inadequado também pode ser motivo para notas baixas e baixo rendimento escolar.

Recorra a ajuda externa

O apoio escolar é muito indicado para acompanhar o processo de aprendizado da criança. A Ensina Mais oferece um apoio completo em português, matemática, robótica, informática e inglês. O acompanhamento é feito durante todo o ano letivo, dando assim a possibilidade de detectar possíveis problemas e corrigi-los a tempo.

O processo de aprendizado de uma criança pode ter altos e baixos, por isso é preciso estar sempre presente para entender as dificuldades e ajudar a resolver os problemas. A recuperação pode ser um momento de bastante estresse para os pequenos, portanto saiba cobrar resultados de uma maneira que não os pressione, pois isso pode atrapalhar ainda mais a busca pela aprovação.

Veja em nosso blog outros textos sobre a vida escolar do seu filho que podem te ajudar a entender melhor esse processo.

Sinais que seu filho pode dar quando não está indo bem nas aulas

Como os pais podem ajudar na aprendizagem dos filhos

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!