Curiosidades sobre a carreira de robótica

Estamos vivendo numa sociedade que está cada vez mais digitalizada, e em que os empregos estão mais voltados para as tecnologias. Por isso, a área de robótica está em crescimento, e muitos jovens se interessam por ingressar nessa carreira promissora. Se você quer saber mais sobre como é ser um robotista (profissional que trabalha com robótica), acompanhe o post!

A “Indústria 4.0” 

Uma das maiores responsáveis por valorizar a carreira de robótica no mercado de trabalho é a Indústria 4.0. Esse termo envolve as inovações nas áreas de automação, controle e TI. Os robôs podem ser inseridos em atividades que são insalubres e perigosas para os seres humanos, por exemplo, mas ainda assim são necessários profissionais que os operem e os coordene de um ambiente seguro. Essa substituição é positiva, pois assim os funcionários podem focar mais no lado humano, em vez de realizar trabalhos muito repetitivos. 

Os robôs são independentes?

O profissional de robótica trabalhará com diferentes tipos de robôs. Essas tecnologias praticamente fazem os processos sozinhas, mas dependem de ajustes, atualizações e calibragens, por exemplo. Apesar de muitas pessoas acharem que os robôs e a Inteligência Artificial substituirão as pessoas em alguns empregos, outras pensam que a inserção da tecnologia ampliará ainda mais o mercado de trabalho, com novas funções e novos conhecimentos, como técnicas de programação e estímulo da criatividade. 

Como é o mercado de trabalho?

Como falamos acima, a previsão para o futuro é de que a robótica exigirá, cada vez mais, profissionais que dominem os processos que ela envolve. Por esse motivo, ter conhecimento de robótica é cada vez mais importante. Além disso, essa onda de tecnologia não é algo negativo para a economia, já que melhora a qualidade de produtos e serviços. No Brasil, algumas linhas de produção já têm robôs e IA (Inteligência Artificial), mas o país ainda deve avançar bastante em relação a isso nos próximos anos. Ainda há poucos engenheiros, programadores e técnicos especializados para trabalhar com robôs, por isso o momento para se qualificar na área é agora! A Ensina Mais oferece o curso de robótica para os jovens que se interessam por essa carreira.

Onde pode ser aplicada?

Na área de robótica, as profissões que se destacam são relacionadas aos ramos de Big Data, Internet das Coisas, Impressão 3D, Mídias Sociais, Machine Learning, Computação em Nuvem e Inteligência Artificial. Ela pode ser aplicada:

Nas indústrias: podem operar em ambientes de trabalho que oferecem riscos à saúde e à segurança, como fábricas e galpões industriais. Além disso, os profissionais podem não render 100% em determinadas atividades, devido ao desconforto e ao estresse de tarefas mais pesadas e automáticas. Os processos industriais ficam mais rápidos com os robôs, pois podem tornar o trabalho mais eficaz, já que conseguem trabalhar mais tempo sem diminuir a qualidade de produção.

Na medicina: muitos hospitais realizam cirurgias robóticas e tratam algumas patologias com técnicas menos dolorosas e menos traumáticas. Isso também permite que os procedimentos sejam feitos a distância e de forma mais precisa, sem a possibilidade de um erro humano. 

No desenvolvimento de automação: com o conhecimento em robótica, também é possível trabalhar com a manutenção de processos automatizados ou criar e executar projetos. O desenvolvedor precisa ter familiaridade com linguagem de programação e saber monitorar os robôs. Para aprender a parte técnica de um determinado segmento, a dica é investir numa pós-graduação, como Engenharia Robótica. 

Como é o curso de robótica?

A Ensina Mais oferece o curso de robótica para crianças de 6 a 14 anos, ensinando de maneira lúdica e atrativa. Os jovens são estimulados a ter um raciocínio estruturado, trabalhando com códigos criados por sequências de números e palavras. No geral, para se trabalhar com robótica, é preciso ter certo conhecimento nas áreas de mecânica, eletrônica e programação; portanto, é um curso interdisciplinar, mexendo com sistemas, movimento de corpos, circuitos elétricos e desenvolvimento de programas. 

O curso também permite que os alunos desenvolvam o lado esquerdo do cérebro, responsável pelo raciocínio lógico, analítico e crítico. Também ajuda as crianças a descobrirem suas potencialidades e gostos, a treinarem a coordenação motora, a imaginação e criatividade, a trabalharem em equipe e a ter mais persistência - já que erros acontecerão durante o processo - para que o resultado final do projeto seja perfeito!

Você pode se graduar em alguma engenharia e, posteriormente, especializar-se e estudar para ter mais conhecimentos de robótica, fazendo pós-graduações ou cursos profissionalizantes. Após ter o conhecimento, você já poderá trabalhar em startups e diferentes tipos de indústrias que estão cada vez mais robotizadas. 

Gostou de saber um pouco mais sobre robótica? Confira outros posts sobre o assunto em nosso blog e conheça mais sobre o curso:

6 carreiras do futuro relacionadas à robótica

Para que serve o Arduino na robótica?

Matricule-se na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para você! Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!