Como incentivar o seu filho na volta às aulas

Voltar à rotina das aulas às vezes não é muito fácil, não é mesmo? Acordar cedo, assistir às aulas, estudar em casa e até mudar de escola, se for o caso… Nem sempre as crianças estão animadas com isso. Por isso, os pais têm papel importante nesse período de volta às aulas e, para te ajudar, reunimos algumas dicas para você incentivar o seu filho a começar um novo ano escolar com animação. Confira!

Crie uma rotina

Alguns dias antes de as aulas começarem, vá preparando o seu filho para retomar a rotina escolar. Tenha um horário para acordar, assim ele vai acostumando a levantar cedo novamente. Explique que ter esse hábito melhora o aprendizado, que ele acordará para ver os colegas e que antes de ir para a escola, tudo será feito com mais calma, como arrumar o material, tomar café da manhã, colocar o uniforme…

Organize os materiais escolares 

É importante reutilizar os materiais de anos anteriores, por isso separe um momento para organizá-los e fale para o seu filho participar. Dessa forma, vocês podem se divertir e ele volta a entrar em contato com os objetos que utilizará ao longo do ano. No caso de ter que comprar novos materiais escolares, leve-o junto. Permita que ele escolha os cadernos, a mochila e outros itens com os quais se identifica, assim o seu filho ficará animado para usar esses objetos todos os dias na escola. 

Fale sobre a escola de forma positiva

Converse com o seu filho sobre o começo das aulas usando frases positivas, incentivando os estudos para que ele se saia bem nas disciplinas ao longo do ano. Valorize o que é legal para os pequenos, como encontrar os amigos, usar novos materiais e fazer atividades que os ensinarão novas coisas sobre o mundo… A imagem da escola que os pais devem construir tem que ser de um lugar divertido também, não apenas de responsabilidades.

Converse e prepare o seu filho antes das aulas

As crianças também sentem medo, têm suas preocupações e receios, e ficam ansiosas. Alguns dias antes do começo das aulas, converse com calma com seu filho e deixe-o contar como está se sentindo. Tenha paciência, pois para as crianças não é simples colocar os sentimentos em palavras! Ouça o que ele tem a dizer e ajude-o, lembrando de experiências pessoais e atentando aos possíveis pensamentos e sensações que seu filho tem.

Os pais devem participar da vida escolar das crianças, além de ter uma comunicação aberta com elas desde cedo, já preparando-as para a futura vida escolar, relacionada a vestibulares e provas mais difíceis. Para saber melhor como o seu filho está na escola, converse com a equipe pedagógica sempre que possível. Caso o seu filho comece numa nova escola, acompanhe-o pelo local, conheça os novos professores e tenha o hábito de se despedir adequadamente dele.

Separe um local de estudos

Para que ele fique motivado a ir às aulas, a aprender coisas novas e a estudar em casa, decida com ele onde será o local para fazer as tarefas de casa e para estudar para as provas. Lembre-se de que deve ser um lugar silencioso, limpo e iluminado, para que seu filho fique focado e para que você esteja presente, caso ele precise de alguma ajuda. 

Despeça-se de maneira especial

Como falamos acima, que tal se despedir do seu filho com um abraço e um “até mais tarde”? Dessa forma, a criança ficará mais segura e tranquila, principalmente nos primeiros dias de aula, quando ela está mais ansiosa. Outra dica é conversar com os professores para ter sugestões, já que muitas escolas seguem uma rotina para reunir as crianças e levá-las para a aula, o que as deixa mais tranquilas, pois veem os colegas fazendo o mesmo. 

Prepare-se para a volta às aulas do seu filho também! É uma época de muitas novidades e de readaptação. Confira outras dicas de educação e de desenvolvimento em nosso blog:

Como começar a se planejar para os estudos de 2020?

Como os pais podem ajudar na aprendizagem dos filhos

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!