Brincadeiras para fazer dentro de casa nas férias

Ufa, as férias chegaram! Esse é um momento de tempo livre para as crianças, de descanso e diversão. Mas muitas vezes os pais não têm tanto tempo para levar os pequenos para passeios fora de casa, ou às vezes está aquele dia chuvoso. Por isso, é legal ter alternativas para entretê-los no conforto do lar. O que não é nada ruim, não é mesmo? Confira algumas dicas de brincadeiras para fazer dentro de casa nas férias!

Caça ao tesouro

Que tal organizar uma caça ao tesouro com coisas que você tem em casa mesmo? Faça as pistas para encontrarem o tesouro e espalhe-as pela casa. Quando seus filhos o encontrarem, dê um prêmio, que pode ser um docinho ou uma outra lembrancinha. As crianças ficarão estimuladas a sempre encontrar os tesouros mais valiosos, ainda mais se for algo do desejo delas!

Gincana

Essa brincadeira transforma cada parte da casa num local para diferentes atividades. Monte essas brincadeiras e anote o tempo de duração delas, assim você também tem tempo para cumprir outras responsabilidades domésticas ou do trabalho. Organize pinturas, quebra-cabeças, campeonatos de mímica, dança, adivinhação… Além disso, dá para mesclar criatividade e aprendizado nessas atividades!

Campeonato de dança

Faça uma playlist com as músicas favoritas das crianças para animá-las durante o dia. Incentive-as a seguirem coreografias, assim esse momento também será de atividades físicas, estímulo da coordenação motora e criatividade, além de ser divertido, claro! Como essa atividade pode rolar ao longo do dia, fale para seus filhos apresentarem a dança que eles montaram. Ah, e aqui é possível inserir a tecnologia, pois há vários vídeos no YouTube e videogames que têm jogos de dança.

Jogos de tabuleiro

Uma brincadeira mais clássica, tanto para pais quanto para os filhos, é o jogo de tabuleiro. Para fugir das telas, selecione os melhores jogos para entreter as crianças e estimular o raciocínio, como xadrez, damas, jogo da memória, quebra-cabeças, entre muitos outros que podem ser encontrados em lojas de brinquedos ou improvisados em casa.

Artesanato

As atividades manuais também são uma ótima opção, já que trabalham com a coordenação motora, a criatividade e outras habilidades artísticas que auxiliam no desenvolvimento das crianças. Você pode organizar momentos de pintura, tanto com tinta quanto com lápis ou giz, de dobraduras e de outros atividades que envolvem artesanato. Além disso, é um momento em que as crianças relaxam e se divertem ao mesmo tempo.

Gostou das nossas dicas para divertir as crianças nas férias, mesmo dentro de casa? Confira outros posts com dicas para os pequenos no blog da Ensina Mais:

6 atividades divertidas para exercitar o cérebro

5 experimentos caseiros para fazer com seus filhos

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!