5 dicas para conversar sobre profissões com os jovens

Escolher uma profissão pode ser um bicho de sete cabeças para muitas pessoas, não é mesmo? Pensar na atividade que você quer exercer exige muita reflexão e conhecimento. Sabendo da dificuldade que muitos jovens têm em decidirem sozinhos, listamos cinco dicas que os pais podem seguir para conversar com eles sobre as profissões. Confira!

Não pressione

A primeira dica desta lista não poderia ser diferente! A época de decidir que curso seguir já é um momento delicado para os jovens, na qual os nervos estão à flor da pele e muitas dúvidas aparecem, portanto não os pressione por uma resposta imediata. 

Além disso, não é raro encontrar casos de pessoas que seguiram carreiras motivadas apenas pela pressão que recebiam dos pais. Essa atitude de tentar influenciar a decisão dos filhos não é recomendável, uma vez que pressiona ainda mais o jovem e pode criar traumas fortes na vida deles.

Esteja aberto a ouvir

Para diversos adolescentes, pode ser difícil expor os planos de vida e os desejos profissionais que têm, e os motivos para isso podem ser variados, como vergonha e medo do que os outros vão pensar. Por isso, esteja aberto a ouvir as ideias dos seus filhos e queira saber o motivo de suas decisões, criando, assim, um clima agradável e acolhedor para o jovem falar.

Pesquise sobre novas profissões

O mercado de trabalho está em constante mudança, e nos últimos anos, com o enorme desenvolvimento da tecnologia, muitas profissões surgiram e outras tiveram que se adaptar. Então, uma boa maneira de saber mais sobre as profissões é, junto com o filho, pesquisar sobre o mercado de trabalho e as tendências e perspectivas para o futuro. Dividir esse momento com os filhos é importante para mantê-los calmos e tranquilos durante a tarefa de escolher qual carreira seguir.

Ajude a identificar as aptidões

Para algumas pessoas é fácil identificar o que mais gostam de fazer, mas para outras, é uma dificuldade muito grande saber as disciplinas com as quais têm mais afinidade. Nesses casos, o auxílio dos pais é fundamental para ajudá-las a reconhecer quais habilidades são mais fortes nelas e que podem guiar a decisão de qual profissão seguir.

Incentive-os a buscar ajuda externa

Uma atividade que pode ser reveladora para o jovem e que deixa esse momento mais dinâmico é incentivá-lo a conhecer mais sobre as profissões sobre as quais ele está em dúvida ou sente mais aptidão. Sugira que ele entre em contato com profissionais que estão no mercado para poder tirar dúvidas e sentir como é o cotidiano da profissão. 

Além disso, é comum que as universidades promovam, durante o ano letivo, visitas de jovens que estão próximos a prestarem o vestibular, para que eles possam conhecer mais sobre as profissões e sobre a vida acadêmica. 

É importante destacar que, como estamos num mundo de mudanças rápidas e constantes, é normal que agora se escolha uma profissão e que em determinado ponto da carreira se queira trocar de ocupação.

Veja outros textos que estão em nosso blog:

A importância da rotina de estudos para os jovens

Como incentivar seu filho na volta às aulas

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!