Dicas para melhorar a caligrafia dos seus filhos

Exercitar a habilidade de escrever à mão é importante desde cedo, e isso depende bastante dos pais. Para transmitir uma mensagem escrita à mão de forma eficaz, um dos requisitos é ter uma letra legível.

Por isso, os pais devem mostrar a importância de uma escrita compreensível para o futuro do filho, já que a mensagem escrita que ele irá passar terá que ser compreendida por todos aqueles que forem lê-la. Quer algumas dicas para melhorar a caligrafia dos seus filhos? Acompanhe o post! 

Dê incentivo ao seu filho

A primeira dica é encorajar seu filho a querer melhorar a letra dele. Às vezes, só falar que é preciso melhorar a caligrafia não é motivador e pode parecer tedioso, por isso os pais devem se aproximar das atividades de escrita do filho, como textos e outras tarefas escolares. Quando as crianças percebem que os pais têm interesse pelas coisas que elas escrevem, elas demonstram mais cuidado, e isso pode resultar numa melhora da caligrafia.

Ensine a manter uma postura correta

É preciso estar confortável e sentar-se numa postura correta para escrever bem. Esse é um dos fatores que afetam a legibilidade da letra, deixando a escrita mais desleixada se não for levado em consideração. Não deixe o seu filho escrever no chão, sentar-se curvado ou usar lápis irregulares, pequenos ou com pontas muito grandes, por exemplo. Ensine-o a sentar-se reto na cadeira, de maneira confortável, a não ficar jogado em cima do caderno e a manter-se levemente inclinado para facilitar a escrita. 

Mostre como segurar o lápis corretamente 

Os pais devem ensinar aos filhos a forma certa de segurar os lápis ou as canetas, mas deixando claro que não é a mesma maneira para todos. A mão deve ficar confortável, pegando a caneta com o dedo polegar sobre o dedo do meio, ou em forma de pinça, com o indicador e o polegar. Há várias maneiras confortáveis de se segurar o lápis ou a caneta; portanto, deixe o seu filho descobrir a melhor para ele!

Tenha uma rotina de prática

A prática e a revisão dos resultados são importantes para chegar ao objetivo. Diariamente, ou pelo menos três vezes por semana, pratique a escrita com seu filho e faça exercícios de caligrafia, com repetição de linhas e traços. Outra dica para incentivar a escrita é inserir a leitura na rotina das crianças, além de incentivar o desenho à mão livre. 

Essas são as nossas dicas para melhorar a caligrafia dos seus filhos! Fique ligado no blog da Ensina Mais e veja outros posts sobre desenvolvimento:

Como melhorar o foco do seu filho?

Como os pais podem ajudar na aprendizagem dos filhos

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!