A importância de acompanhar as atividades escolares e a aprendizagem dos filhos em casa

Para que o período escolar seja mais benéfico para as crianças, é importante o acompanhamento dos pais na aprendizagem e nas atividades escolares que são realizadas. Isso é ainda mais importante em um período em que as crianças estão tendo aulas em casa. Com a participação dos pais na rotina de estudos, os filhos se sentem mais seguros por estarem acompanhados, além de ficarem mais disciplinados. Quer saber mais sobre a importância de acompanhar as atividades escolares e a aprendizagem dos filhos em casa? Então acompanhe o texto!

Por que é importante e como acompanhar a vida escolar?

O acompanhamento é importante para que os filhos se sintam mais seguros e confiantes, para que consigam dar continuidade nos estudos e para que seja estabelecida uma rotina, mesmo dentro de casa. Assim, será mais fácil se readaptar ao dia a dia da escola quando as aulas presenciais voltarem. Muitas vezes, no entanto, pelas demandas de casa ou do trabalho, os pais não sabem como adaptar a rotina para acompanhar os estudos dos filhos. Então, como fazer?

Algumas ações importantes, que ajudam nesse momento, são: estabelecer um cronograma de estudos para os filhos e adaptar a sua rotina a esse novo cronograma deles, para que seja possível estar ao lado deles nos momentos em que eles precisam de ajuda para a realização das atividades; ter momentos de brincadeiras, que também abordam os conhecimentos aprendidos na escola; e conversar com os filhos sobre a nova rotina em casa e sobre as atividades escolares (como se sentem, se têm dificuldades etc.). 

Além disso, nesses momentos, também é possível identificar possíveis dificuldades que a criança tenha no processo de aprendizagem, além de observar todos os passos da vida escolar dela. Confira algumas dicas para facilitar o acompanhamento dos estudos dos filhos:

Seguir uma rotina

Quando uma rotina diária é estabelecida, o rendimento do seu filho melhora e você consegue ter uma noção melhor dos horários e das atividades que ele está fazendo, mesmo não estando perto em todos os momentos. Dessa forma, a procrastinação e as distrações são evitadas e os pais conseguem conciliar as rotinas. Além disso, as atividades não ficam bagunçadas e seguem um fluxo benéfico para o aprendizado.

Disponibilizar ajuda

Demonstre interesse pela vida escolar do seu filho! Em um momento do dia, quando estiverem mais livres, é importante estar disponível para ajudar seu filho, conversar sobre o que ele aprendeu e se ficou alguma dúvida ou se há alguma dificuldade. Também faça pequenos gestos para valorizar as conquistas dos seus filhos por mais um dia de estudos em casa. Eles saberão que estão sendo reconhecidos e que cada passo é importante para seu crescimento.

Buscar ajuda externa, se necessário

Caso não seja possível adaptar a sua rotina para acompanhar regularmente os estudos dos filhos em casa, uma boa opção é encontrar uma ajuda externa. A Ensina Mais Turma da Mônica oferece apoio e acompanhamento de educadores de forma remota neste período de estudos em casa, garantindo um aprendizado seguro e eficiente para que as crianças continuem tendo bons resultados nos estudos.

Gostou de saber os motivos para acompanhar a vida escolar do seu filho? Fique ligado no blog da Ensina Mais e veja mais posts como este.

5 programas culturais que ajudam no desenvolvimento infantil

Como garantir uma boa noite de sono para os filhos?

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!