Rotina em casa: qual a importância e como ter uma

A rotina de todos foi afetada pela necessidade de isolamento social. Pais precisaram adaptar as suas casas para conseguirem trabalhar em home office e cuidar da educação dos filhos. Já as crianças agora passam o dia todo em casa e, por algumas horas, fazem as atividades passadas pelas escolas. Mesmo com essa grande mudança, é fundamental que as crianças tenham uma rotina, para que o seu processo de aprendizado não seja comprometido. Por isso, vamos te mostrar qual a importância dela e como desenvolvê-la. Acompanhe!

A importância da rotina

Para que a criança consiga aprender a viver em sociedade, ela precisa saber que a organização é importante para que possa cumprir as suas obrigações, desempenhar suas atividades e ter momentos para relaxar. 

Além da organização, a rotina também está associada à saúde e ao bem estar, uma vez que as crianças devem se acostumar com o horário certo de cada refeição, e com a hora certa de descansar e de se divertir. A fome e o sono são grandes vilões para as crianças durante a formação intelectual e psicológica, por isso a rotina se faz tão necessária para os pequenos.

Como estabelecer uma rotina?

É importante que os pais se imponham em relação à rotina, principalmente se os filhos forem pequenos. Quando o dia começar, acorde as crianças sempre no mesmo horário para que o corpo delas se acostume com um determinado tempo de sono para repor as energias. Evite deixá-las dormir demais ou acordá-las em horários muito diferentes, pois isso pode gerar uma confusão mental e física.

Sirva as refeições nos horários corretos, pois aos poucos elas se adaptarão à necessidade de se alimentarem nesses momentos específicos.

As atividades da escola também devem ser feitas regularmente em um horário determinado para que a criança aprenda que aquele é um momento de concentração e de aprendizado. O local escolhido para estudar também interfere na rotina da criança, portanto deixe os materiais dela no mesmo lugar para que ela crie uma associação entre local, horário e atividade.

As horas de lazer podem ser divididas ao longo do dia, mas é importante as crianças terem consciência de que existe um momento específico para que possam brincar ou jogar. Se não houver regulação por parte dos pais, elas podem achar que o lazer pode acontecer a qualquer momento, o que prejudica seu desenvolvimento.

Vale destacar que a rotina de todos está sujeita a pequenas alterações e a imprevistos, por isso também é preciso compreender quando os filhos fizerem algo diferente da rotina deles.

Não perca as novidades do blog da Ensina Mais Turma da Mônica. Acesse:

A importância de acompanhar as atividades escolares e a aprendizagem dos filhos em casa

Como conciliar o home office com os estudos dos filhos?

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!