Livro, leitura e criança

Todos nós sabemos a importância da leitura durante o período da infância. Para que a criança crie esse hábito, é necessário que a prática se inicie desde cedo e que as pessoas com as quais ela convive sejam leitoras ativas.

O primeiro contato com o livro deve ser livre de restrições. Rasgar, amassar e rabiscar as folhas são atitudes comuns quando a criança está explorando o novo e atraente “objeto”. Chamar a atenção dos pequenos desbravadores nesses momentos significa fazer os primeiros cortes em uma relação que deve durar a vida toda.

Recomenda-se que os primeiros livros sejam mais resistentes para que a interação da criança com ele se dê de modo completo. Pouco a pouco, ela conhecerá a história e passará a contá-la de seu jeito. O papel dos pais e dos educadores como contadores de histórias, nessa fase, é fundamental. Ler, estabelecendo um diálogo com a criança e com as personagens da história faz com que ela se envolva e interaja. Os livros que trazem elementos sonoros e que propiciam uma experiência sensorial ao toque de suas páginas são, também, ótimas sugestões.

Estimular as crianças a terem prazer com a leitura não é difícil. A história, por si só, encanta e, junto com a imaginação, transporta o leitor para outros lugares, convidando-o a conhecer personagens diferentes e a experimentar novas sensações.


Fonte: Canal do Educador