Possíveis causas da dificuldade em aprender Matemática

Responsável pelo maior índice de alunos em recuperação, a Matemática sempre foi vista como a vilã dentre as outras disciplinas. Fatores ligados ao prazer em aprender estão entre os responsáveis pela aversão dos alunos à matéria. Por esse motivo, jogos pedagógicos e programas computacionais nas aulas de geometria e trigonometria, por exemplo, são utilizados como meios de tornar o aprendizado mais fácil e de combater o mito de que aprender matemática é difícil. Pautado nem novas teorias e metodologias, o professor tem mais liberdade para escolher a abordagem que fará dos conteúdos da disciplina.

Outros motivos, no entanto, são apontados como possíveis fatores para a dificuldade na aprendizagem de Matemática.

  • É preciso que os professores estejam atentos quanto à qualidade da audição dos alunos. Falar mais alto e fazer ditados com mais calma pode ajudar nesses casos.

  • Problemas com a leitura influenciam a interpretação de problemas. Ler em voz alta para os alunos pode solucionar o impasse.

  • Deficiências na visão, muito comuns na infância, atrapalham também o rendimento do aluno na matéria. Colocá-lo mais próximo à lousa é o primeiro passo para a solução do problema.

  • A falta de legibilidade dos textos escritos e a lentidão na hora de escrever podem estar relacionados à disgrafia. Os alunos que apresentam esse problema, geralmente, não entendem o que escrevem e acabam apresentando baixo rendimento escolar.

Quando detectado algum desses problemas, o professor deve encaminhá-lo à coordenadoria pedagógica da escola que saberá como repassar a situação aos pais ou responsáveis e aos colegas da maneira adequada. Outra recomendação é nunca expor a dificuldade do aluno para a classe, pois pode acabar gerando problemas sérios de comportamento.

Reforço escolar

Muitas vezes, só nos damos conta das dificuldades de nossos filhos com algum conteúdo após as avaliações escolares. É importante conversarmos sempre com as crianças a respeito de suas dificuldades, demonstrando apoio e ressaltando as suas habilidades. Pressioná-las antes das provas para que estudem em dobro, a fim de que consigam um bom resultado, não é saudável.

A Ensina Mais apoia a aprendizagem contínua, no ritmo da criança. Se você tem interesse em conhecer melhor o curso de Matemática, passe em uma de nossas franquias e visite o site da Ensina Mais.

Fonte: Canal do Educador