Qual é a importância de chegar pontualmente na escola?

Muitas vezes, não é possível evitar o atraso na hora de levar os filhos na escola. Imprevistos podem acontecer, e alguns pais têm que enfrentar um problema ainda maior, a dificuldade que muitas crianças e jovens sentem de se levantar de manhã. Chegar pontualmente na escola é fundamental para a organização da vida escolar dos filhos, e os responsáveis por dar o bom exemplo são os pais.


O principal aprendizado da criança que chega sempre pontualmente na escola é o do respeito às regras e às normas. Não atrasar deve se tornar um hábito desde a pré-escola. Aos poucos, a criança perceberá os benefícios de assistir as aulas desde o início, de acordo com a psicopedagoga Marcia Zebini. Não perder dados importantes do conteúdo estudado e as explicações, dadas pelo professor, que não estão nos livros didáticos, são as vantagens de quem não achega atrasado na aula.


Ter acesso à educação de qualidade é um direito de todos, por isso, diante do atraso de um aluno, a escola pode optar por não deixar o aluno entrar na sala no meio da aula. A escola tem também a responsabilidade de orientar pais e alunos sobre as regras da em relação aos horários logo nos primeiros dias de aula. Caso os atrasos sejam recorrentes, os responsáveis pelo aluno devem ser chamados na escola prevenidos em relação aos prejuízos que os atrasos podem gerar no desempenho escolar dos filhos. A responsabilidade de monitorar a assiduidade dos filhos deve ser tanto dos pais quanto da escola.


Em relação aos jovens e crianças que têm grande dificuldade em acordar cedo, os pais podem determinar os horários de ir para a cama e de se levantar. O ideal é que, desde cedo, o respeito aos horários seja um hábito e que as crianças tenham consciência da importância da escola como formadora de indivíduos preparados para a vida adulta.

Fonte: Educar para Crescer