A importância da independência para a criança

Apesar de desejarem que os filhos sejam cada vez mais independentes, muitos pais sentem dificuldade em entender que suas crianças já não dependem tanto deles. Esse dilema é bastante comum e, de acordo com a presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia, Luciana Barros de Almeida, um primeiro passo para lidar com essa situação é ter em mente que o desenvolvimento é um processo natural e que, assim como eles, a criança também passará por isso.

Luciana alerta para o equilíbrio que deve existir entre deixar as crianças livres e fazer, por elas, algo que poderiam fazer sozinha. Para isso, é preciso dar referências e deixar claro o que elas podem fazer para estarem adequadas à realidade. “Se ela vai descer para o parquinho, por exemplo, ela não pode ir de roupa de banho”, explica Luciana. Quando as crianças não recebem limites, podem transformar-se, futuramente, em adultos que não conseguem lidar com suas dificuldades.

Algumas dicas podem ser seguidas pelos pais para que possam equilibrar a autonomia das crianças. Além de não fazerem pela criança o que ela já consegue fazer sozinha, outro ponto importante é ajudá-las a pensar sem que as decisões sejam tomadas por ela. Ao impor limites, é importante explicar os motivos do “não” e propiciar um ambiente de autonomia em cada fase de seu desenvolvimento. Essas são medidas a serem tomadas para que a superproteção seja evitada, pois ela tende a comprometer o amadurecimento saudável das crianças.


Fonte: EBC