A educação para a igualdade de gêneros

Você costuma tratar meninos e meninas da mesma maneira? Se sua resposta for positiva, você está no caminho certo para a construção de uma sociedade com menos preconceito e mais justa.

A educação para a igualdade entre homens e mulheres começa em casa. É no ambiente familiar que a criança aprende que homens e mulheres devem ter direitos, deveres e oportunidades iguais. A escola tem também o importante papel de dar continuidade à educação para a igualdade de gêneros, que começa em casa. O fato de os homens continuarem ganhando mais do que as mulheres, mesmo ocupando os mesmos cargos, é uma amostra do quando ainda precisamos nos conscientizar.

Confira algumas dicas de como colocar em prática o ensinamento da importância do tratamento igualitário entre homens e mulheres:

• Os familiares são o exemplo, portanto, tanto homens quanto mulheres devem ajudar nos afazeres domésticos.


• Os homens também podem participar das reuniões escolares e auxiliar os filhos com as tarefas da escola.

• Se o menino não gosta de futebol e a cor preferida da menina não é cor-de-rosa não há problema algum nisso. Os pais devem entender e até estimulá-los a fazerem as próprias escolhas.

• Na hora da brincadeira, o conselho de respeitar as individualidades é, também, válido. Se o filho quiser brincar com um brinquedo classificado como “de menina”, por exemplo, a sua decisão deve ser aceita com naturalidade.

• As expressões “meninos não choram”, “rosa é cor de menina” e “lugar de mulher é na cozinha” reforçam o preconceito em relação aos papéis de homens e mulheres. Por essa razão, devem ser evitadas.

• Quando ouvirem uma criança chamando outra de “mulherzinha”, é hora de os pais entrarem em ação e terem uma conversa a respeito de atitudes preconceituosas, ressaltando o valor do respeito.

Fonte: Educar para Crescer