O bullying na escola

A palavra bullying designa toda agressão, verbal ou física, que se repete intencionalmente. Geralmente, ela é realizada por mais de um indivíduo e causa dor e angústia em quem sofre a agressão. Os apelidos pejorativos, criados para humilhar um colega de sala de aula, também são formas de agressão caracterizadas como bullying. A prática pode ser dividida em duas categorias:


1. Bullying direto – a maioria dos agressores são homens.


2. Bullying indireto – é mais direcionado a mulheres e crianças, e uma de suas características é o isolamento social da vítima.


O bullying pode ocorrer em muitos contextos – escolas, universidades, local de trabalho e família, por exemplo – e os agressores costumam ter pouca empatia e são de famílias desestruturadas, nas quais, geralmente, não há relacionamento afetivo entre os membros.


Infelizmente, há uma tendência de as escolas não admitirem a prática do bullying entre os alunos; muitas vezes elas desconhecem o problema ou não têm interesse em enfrenta-lo. Na maioria das vezes, as agressões ocorrem em locais e situações em que não há a supervisão de um adulto.


Outra modalidade da agressão, igualmente nociva e difícil de ser flagrada, é o cyberbullying. Praticado no ambiente virtual, o cyberbullying vem preocupando pais e professores em virtude da rapidez com que as difamações são disseminadas na rede.


Fonte: Brasil Escola