Os elogios em sala de aula

Professor, você costuma elogiar os seus alunos? Quando feitos da maneira correta, os elogios contribuem muito para o aprendizado e para o desenvolvimento da autoconfiança de cada um deles. Os elogios proporcionam, inclusive, melhora nas relações em sala de aula.


De acordo com a educadora e Mestre em Psicologia Moral Flávia Vivaldi, existem dois tipos de elogios: os descritivos e os valorativos.


Os elogios descritivos são aqueles realizados sem juízo de valor, ou seja, a ação é descrita sem que sejam emitidos julgamentos. O feito é colocado em evidência, e a pessoa que recebe o elogio tem a possibilidade de construir a sua autoimagem e de reconhecer o resultado positivo de sua atitude. Esse é o tipo de elogio recomendado por Flávia.


Os elogios valorativos, por sua vez, evidenciam traços da personalidade do indivíduo. Ao contrário dos descritivos, eles não ajudam na construção de uma autoimagem positiva. Para exemplificar, Flávia afirma que quando o professor diz a um aluno ‘Como você é inteligente!’, ele está, na realidade, transmitindo a mensagem ‘Pareça inteligente o tempo todo’. Esse tipo de elogio pode levar a criança a temer não ter inteligência para fazer uma determinada atividade.


Dizer à criança ‘você deve ter se esforçado bastante para fazer o exercício’ é uma maneira de parabenizá-la pelo empenho sem que sejam salientados quaisquer traços de sua personalidade. A criança elogiada pelo esforço não se sentirá insegura quando for desenvolver um exercício com grau de dificuldade maior em uma próxima vez.


Fonte: Gestão Escolar