Como usar as histórias em quadrinhos nas aulas de alfabetização

As HQs (Histórias em Quadrinhos) são excelentes materiais para as aulas de leitura e de escrita. Elas podem ser trabalhadas, inclusive, com as crianças que ainda não têm o domínio da escrita, pois, a partir das imagens, os pequenos conseguem deduzir o enredo da história. Além disso, os balões instigam a curiosidade das crianças, que passam querer decifrar as palavras que trazem.

Com as HQs, é possível apresentar outros gêneros aos alunos. Isso porque há, em muitas delas, romances adaptados e até reportagens em formato de histórias em quadrinho. Além de trabalhar a leitura e a interpretação de textos, os professores podem propor aos alunos que elaborem seus próprios gibis.

O Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) incluiu as HQs nas obras disponibilizadas a professores e a alunos das escolas públicas. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) indicam que as bibliotecas das escolas devem conter textos de variados gêneros (livros de contos, romances, jornais, quadrinhos, etc.) e cita a HQ como um gênero adequado e recomendado para as aulas que trabalham com o aprendizado da linguagem escrita.

Fonte: Revista Educação