Ações importantes para a alfabetização das crianças

Ao elaborar o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), o MEC estabeleceu oito anos como a idade limite para que todas as crianças estejam alfabetizadas. Os desafios não são poucos, tendo em vista o quadro geral da alfabetização: 29,6% de crianças e jovens estão em defasagem idade-série e cerca de 456 mil meninos e meninas de oito anos não leem e não escrevem da forma esperada para a idade.

De acordo com especialistas, a meta do Pacto pode ser atingida se todas as crianças passarem a frequentar a pré-escola, que é obrigatória. Mas, para que, de fato, as crianças aprendam a ler e a escrever até o 3º ano do Ensino Fundamental, as escolas precisam estar preparadas. Para isso, algumas ações são importantes. Confira alguns exemplos:

  • O estímulo à leitura e à escrita deve começar desde cedo - o contato com o texto escrito deve ter início na Educação Infantil.
  • Estabelecer metas de o que os alunos devem aprender nos três primeiros anos de Ensino Fundamental - no 3º ano, eles já devem saber ler fluentemente, escrever sem erros gramaticais e localizar informações em um texto.
  • Realizar avaliações diagnósticas - o ideal é que os alunos sejam avaliados ao menos cinco vezes ao ano.
  • Oferecer atividades de reforço - Toda escola tem a obrigação de oferecer aulas de reforço aos alunos que não atingiram as expectativas de aprendizagem.
  • Motivar as crianças a escreverem textos – a escola deve valorizar todas as produções escritas dos alunos.
  • Valorizar o uso da linguagem na escola – a escola deve ser um ambiente comunicador. Bilhetes para os pais, convites, informes, notícias, trabalhos escolares são exemplos de produções que devem ser valorizadas.

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