Não é fácil saber qual é a reação mais adequada a se ter diante de um boletim vermelho. Se, para os pais, essa é uma situação que costuma causar preocupação, para os filhos, esse pode ser um momento de tristeza e falta de motivação.
A primeira recomendação é manter sempre o diálogo com as crianças e o interesse por sua vida escolar. Assim, é possível saber quais são as suas dificuldades e ajudá-las a superá-las da melhor forma. Conversar sobre o resultado das provas sem gritos e discussão é a melhor forma de lidar com a situação.
Os pais devem verificar também se o local destinado ao estudo é adequado, ou seja, se é calmo e silencioso. Questionar os filhos sobre o que é estudar para ele é uma boa maneira de ter certeza de que o estudo não se restringe às tarefas escolares.
Conversar com o orientador educacional da escola é outro passo importante para ter mais conhecimento sobre a causa do mau desempenho. Pode ser que o motivo seja comportamental ou que a dificuldade esteja em apenas uma matéria.
Confira mais algumas recomendações:
Fonte: Educar para Crescer