Como ajudar as crianças na volta às aulas

Com o fim das férias escolares, os filhos são obrigados a deixarem de lado todas as atividades realizadas sem horários fixos durante os dias de descanso. Essa mudança de rotina pode ser difícil e até estressante. Por isso, os pais devem saber como ajudar as crianças na volta às aulas.

A rotina deve ser retomada aos poucos, em torno de três dias antes do retorno às aulas, conforme recomenda a psicóloga Daniela Caramori. Desse modo, o organismo dos pequenos estudantes vai entrando novamente no ritmo de maneira gradual.

Para facilitarem o processo, os pais podem incentivar os filhos a irem arrumando o material escolar, o uniforme e deixando claro que eles não poderão mais assistir aos programas de T.V. até tarde da noite. “Assim, as crianças já podem ir se envolvendo com o novo ritmo e com a escola novamente”, diz Rosana Nunes, coordenadora pedagógica do Colégio Hugo Sarmento.

Assim como as crianças ficam ansiosas para reencontrar os colegas de classe, é normal que os pais também sintam a separação quando elas retornam ao colégio. É importante que eles tenham em mente que as crianças se adaptam com facilidade. Se souberem disso, ficarão mais tranquilos e passarão essa confiança aos filhos.

Fonte: delas