O que fazer nas férias de julho? Saiba quais atividades propor às crianças

Se o seu filho está de férias, certamente você já o escutou dizendo “não tenho nada para fazer!”. As crianças são mais ativas do que os adultos e, por esse motivo, sentem-se entediadas com mais facilidade. Isso acontece porque a nossa capacidade de esperar vai aumentando conforme vamos crescendo, explica Luciana Barros de Almeida, presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp). “Essa capacidade de espera desenvolve-se de forma mais nítida a partir dos cinco anos", afirma.

O estilo de vida das famílias também pode contribuir para o aumento da ansiedade nas crianças,quando estão de férias. A psicopedagoga clínica e terapeuta familiar, Quézia Bombonatto, explica: "Quando a criança está ocupada o tempo todo com atividades, quando tem tudo em suas mãos na hora que deseja e quando não tem um tempo próprio para brincar sozinha e desenvolver suas brincadeiras e descobertas, ela começa a se sentir mais incomodada ao esperar porque não sabe como se distrair".

Mas, o que fazer nas férias com as crianças? Os pais podem ajudar os seus filhos a serem mais pacientes e criativos nos momentos em que a ansiedade por fazer alguma coisa aumenta. Uma dica é fazer com as crianças algo que requer paciência. Que tal se divertirem com um jogo de tabuleiro ou de cartas? Dar uma desacelerada nas atividades do dia a dia e estabelecer uma rotina para os pequenos são, também, recomendações importantes.

Inventar brincadeiras com os filhos, oferecer brinquedos que não fazem tudo sozinhos, propor leituras e passeios são alternativas que estimulam a criatividade e preenchem o tempo ocioso das crianças com atividades que proporcionam lazer.

Fonte: Educar para Crescer