Como deve ser a aula de informática para crianças

Sabemos que a tecnologia é algo que está ligado a nossa rotina, tudo gira em torno dela tanto para nós adultos quanto para as crianças, afinal elas já nascem nesse meio e em uma era de pura tecnologia. 

Com isso podemos falar que as aulas de informática para crianças são tão importantes quanto às de português ou matemática. Novas tecnologias já fazem parte do nosso dia a dia e é muito importante que as crianças comecem a aprender desde cedo a manuseá-las muito bem. 

Afinal, com a introdução da aula de informática para crianças há o estímulo da mente e também a potencialização do seu desenvolvimento intelectual, simultaneamente ao seu desenvolvimento psicossocial, uma vez que a coordenação motora está se estabelecendo. 

Mas é importante ressaltar que não é bom deixar os computadores à disposição das crianças sem que tenha um roteiro de aula a ser seguido.

Por isso, os professores precisam saber como chamar a atenção das crianças, apresentando a tecnologia de maneira interessante para cada idade. 

A primeira dica para os professores de informática para crianças é sempre adaptar a linguagem para que a comunicação com os alunos seja eficaz, além de mostrar paixão pela tecnologia e organizar sessões de cinema que tenham filmes focados em tecnologia.

Trabalho extraclasses também devem ser solicitados para acompanhar o aprendizado efetivo de cada aluno. 

Uma outra dica interessante é deixar os jogos para o final da aula ou até premiar os alunos que foram aplicados durante o período de aula com alguns minutos de diversão.

Assim, o professor estará proporcionando lazer aos alunos mas sem perder o foco e valorizando os conteúdos que devem ser aprendidos. 

 

Quais conteúdos ensinar? 

É importante variar bastante o conteúdo que será ensinado, assim a aula de informática para crianças ficará mais interessante.

O ideal é que os professores não fiquem presos aos softwares mais básicos, como Word, Excel, PowerPoint e Access, alguns softwares livres que estão disponíveis para download na internet, podem ser apresentados na sala de aula. 

Mas e se o aluno não for alfabetizado? Então nesse caso, o ideal é deixá-los mexer nas peças dos computadores livremente, assim as crianças ficarão empolgadas com aquela situação nova. 

Os softwares mais básicos podem ser apresentados aos alunos, que irão decorar facilmente todas as funções dos botões, associando-as às cores e figuras. 

Separamos alguns sites que podem ser acessados pelos alunos no final de cada aula, que é pura diversão: 

Com esses sites você irá incentivar tanto o seu aluno quanto o filho a usarem a tecnologia e de uma maneira divertida. 

Quer fazer seu filho atingir habilidades incríveis com a tecnologia? Matricule agora mesmo em nosso Curso de Informática para que ele tenha um futuro incrível. 



Banner passa tempo