Saiba como acompanhar as tarefas escolares das crianças

Você participa da rotina escolar de seu filho? Os especialistas em educação são unânimes em afirmar a importância da participação dos pais na educação das crianças. Um dos modos de fazer isso é participando da realização das tarefas escolares.

Perguntar sobre as atividades realizadas na escola e sobre os trabalhos feitos com os colegas são atitudes simples, mas que fazem grande diferença no desenvolvimento da aprendizagem. "Não se pode entrar na lógica de como ajudar os filhos apenas nos estudos durante o período de provas. É preciso dizer como o pai pode ajudar na melhoria da alfabetização", afirma Priscipla Cruz, diretora-executiva do Movimento Todos Pela Educação.

Algumas dicas podem ajudar aos pais que desejam participar mais da vida escolar de seus filhos e não sabem como começar. Além de perguntarem sobre o conteúdo estudado no dia, os pais podem ajudar as crianças a encontrarem as respostas corretas para as questões das tarefas escolares. Mas, é importante que tenham em mente que as respostas devem ser buscadas e elaboradas pelas crianças, pois os professores deverão avaliar o aprendizado do conteúdo na correção, em sala de aula.

Outro ponto importante a ser levado em consideração pelos pais é o horário da realização da tarefa de escola. Um horário fixo deve ser combinado com os filhos bem como o ambiente ideal. Se a tarefa é a única obrigação da criança, então, mostre que o momento do estudo pode ser também de prazer.

Conhecer e conversar com os professores a respeito do desenvolvimento das crianças é fundamental. Afinal, ninguém melhor do que os educadores para dar esse importante feedback aos pais. Essa parceria deve ser preservada para o bem do aprendizado.

Fonte: Educar para Crescer