Jogos pedagógicos para alunos são a nova aposta para uma aprendizagem eficaz

A utilização de jogos pedagógicos para alunos no ambiente educacional já é uma realidade em vários países e, inclusive, no Brasil. Dentro da sala de aula, os jogos despertam o interesse dos alunos pelo conhecimento, tornam as aulas mais lúdicas e interativas e motivam os alunos a querer estudar cada vez mais. “A ideia é buscar alternativas para que os alunos construam esse conhecimento a partir da adaptação de suas pesquisas, com objetivos próprios de produção cultural”, diz Rodrigo Ayres Araújo, graduado em História e pós-graduado em Games.

O projeto Gamificação de Sorocaba, elaborado pelo professor de História, é uma amostra de que, quando utilizados da maneira adequada, os jogos pedagógicos podem ser aliados no processo de aprendizagem. Quatro classes de 9º ano, de uma escola municipal de Sorocaba (SP), fizeram pesquisas, vídeos e desenhos com a temática ambiental. Todas essas atividades resultaram em um game pedagógico, que ganhou dois prêmios na área da educação. No vídeo abaixo, o professor Araújo explica mais detalhes do projeto:

Não há dúvidas de que, em pouco tempo, a utilização de jogos pedagógicos para o desenvolvimento da aprendizagem não será mais uma novidade nas escolas do País. O ensino tradicional, marcado pela lousa, pelo giz e pelo professor como principal fonte de conhecimento já é ultrapassado, de acordo com Luciano Meira, professor do departamento de psicologia da Universidade Federal de Pernambuco e pesquisador associado da Joy Street (empresa especializada no desenvolvimento de ambientes digitais de aprendizagem). “O jogo não é só pontuação, ele envolve uma estrutura narrativa, um enredo que captura o imaginário do participante, traz sentido de missão e uma série de atividades e desafios”, diz. Hoje, já existem aplicativos que facilitam a criação de games pedagógicos pelos próprios alunos.

Aplicativo da Ensina Mais

Com o intuito de aumentar o interesse dos alunos pela Matemática, a Ensina Mais lançou jogo pedagógico Ensina Mais Números. Com o aplicativo, que pode ser baixado, gratuitamente, em tablets e em smartphones, jovens e crianças treinam o raciocínio matemático e concorrem a prêmios.

Baixe o aplicativo Ensina Mais Números, clicando aqui.

Fonte: Revista Educação