Como ser um bom profissional da educação

Para muitos, não há diferença entre ensinar e educar. Afinal, ambas são obrigações do professor. No entanto, quem ensina mostra o que deve ser feito. E quem educa dá um passo além e mostra o sentido daquilo que diz, estimulando o aprendiz a querer buscar por mais conhecimento. Para ser um bom profissional da educação, não basta apenas dar as respostas. É preciso levar o aluno a buscá-las a fim de que ele possa aprender o caminho e solucionar problemas semelhantes com mais facilidade.

Quem educa elabora as suas aulas, pensando na melhor maneira de passar o conteúdo aos alunos para que sejam, de fato, aprendidos. Assim, as aulas tornam-se menos cansativas e a interação com os alunos – benéfica para o aprendizado – fica muito melhor.

Outra característica do bom profissional da educação é que ele aprende enquanto ensina. Isso mesmo! O professor nota 10 está sempre disposto a ouvir críticas e sugestões. Além disso, ele sabe os pontos que devem ser melhorados nas aulas para adequá-las às necessidades de cada aluno.