Pesquisa revela aumento no uso da tecnologia na educação

Mais da metade das escolas brasileiras possuem recursos tecnológicos para a aprendizagem, de acordo com a pesquisa TIC Educação 2013, produzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br).

De acordo com a pesquisa, 76% das escolas públicas já estão equipadas com computadores, e o uso da tecnologia acontece com mais frequência no laboratório de informática. Além disso, 71% faz uso da conexão sem fio, que garante a mobilidade dos recursos tecnológicos, propiciando maior interação dos professores e dos alunos com as novas tecnologias.

A presença dos tablets nas instituições públicas de ensino também tem aumentado. Em 2012, apenas 2% das escolas possuíam tablet; já em 2013, constatou-se um aumento de 9% no uso dessa ferramenta. Isso mostra que professores e alunos estão mais conectados e, como consequência disso, a comunicação via internet acontece com mais frequência.

Outro dado interessante de ser destacado diz respeito ao uso efetivo da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem: 46% dos educadores utilizam o computador e a internet em atividades com os alunos, o que corresponde a um aumento de 10 pontos percentuais em relação a 2012.

E você, professor, costuma utilizar recursos tecnológicos em sala de aula?

Fonte: Nova Escola