Saiba como ajudar os filhos a estudar

Fazer as tarefas escolares e manter uma rotina de estudo podem ser verdadeiros desafios para as crianças. Há momentos em que elas precisam de uma forcinha para continuarem motivadas para os estudos, e os principais responsáveis por incentivar esse hábito nos filhos são os pais.

A primeira atitude a se tomar para conscientizar os pequenos da importância dos estudos é ter uma conversa franca. Explicar qual é o objetivo central dos estudos – aprofundar o que foi aprendido em sala de aula – e incentivar as crianças com palavras de conforto também são recomendações que devem ser seguidas.

É importante também que os pais organizem um espaço adequado para os estudos, que seja livre de distrações e organizado. Um horário fixo para a realização das tarefas escolares também dever ser estipulado. Assim, será possível gerar uma rotina de estudos.

As atitudes dos pais na hora dos estudos também devem ser adequadas. Apagar o conteúdo com violência quando a criança errar ou arrancar as folhas do seu caderno só faz aumentar ainda mais a tensão e a angústia dos pequenos. Os erros fazem parte do processo de aprendizagem e, aos poucos, eles são superados.

Fonte: Discovery Kids