Como conduzir a leitura de um texto com a classe

O mau desempenho dos alunos pode não ter origem na falta de interesse em relação aos estudos. Muitas vezes, um texto mal lido é a causa de muitas dificuldades. Além de passar os conteúdos que serão cobrados nas avaliações, cabe ao professor auxiliar os alunos a fazer uma boa leitura do material recebido.

A primeira dica, que poda ser dada aos estudantes, é grifar as informações mais importantes do texto. Essa atividade requer, no entanto, alguns cuidados. É preciso, por exemplo, saber quais são as informações mais importantes a serem destacadas. Para isso, o professor pode escrever, na lousa, os dados levantados pelos alunos após a primeira leitura e, em seguida, pedir para que esses mesmos dados sejam destacados no texto.

Os adjetivos e as palavras soltas, que não fazem sentido quando estão isoladas, não precisam ser grifados. Não é recomendável, também, destacar um parágrafo inteiro. Uma leitura prévia do texto auxiliará os estudantes na hora de eleger as informações mais relevantes.

Deixar de grifar os dados importantes pode resultar na compreensão parcial do conteúdo. Por isso, é importante que o professor conduza os alunos nesse exercício até que tenham autonomia para fazê-lo sozinhos.

Fonte: Nova Escola