Como dar uma aula de Português no laboratório de informática

Sempre que possível, é bom incluir a tecnologia nas aulas de Língua Portuguesa. Assim, as crianças começam a se familiarizar, desde cedo, com as novas linguagens. As aulas de leitura, por exemplo, não precisam ser sempre tradicionais. Elas podem ser realizadas no laboratório de informática de vez em quando. Quer saber como pode ser uma aula de Português no laboratório de informática?

Para uma aula de leitura, tudo o que você precisa é ter computadores, fones de ouvido, arquivos de áudio com uma narrativa já apresentada para a sala e o mesmo texto salvo em um arquivo de Word. Se preferir, você pode disponibilizar e-books, cuja narrativa seja conhecida dos alunos. Por fim, certifique-se de que cada criança tenha um computador à sua frente.

Todos sentados? É hora de colocar em prática o planejamento de aula.

Explique para a turma que o exercício consiste em escutar a história narrada e acompanhá-la na tela do computador. Ao longo da atividade, você pode perguntar em qual parte da história cada aluno está e auxiliar aqueles que se perderem na leitura. Esse tipo de atividade é bastante indicada aos alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental.

Gostou dessa proposta pedagógica?

Fonte: Nova Escola