Entenda como deve ser a educação financeira para crianças

De acordo com uma pesquisa realizada pela Federação de Comércio de São Paulo, 63% das famílias que vivem nas capitais brasileiras estão endividadas. Esse problema seria resolvido, segundo especialistas, com uma educação financeira voltada para as crianças. Assim, desde cedo, os pequenos aprenderiam a importância do uso consciente do dinheiro.

Aos quatro anos de idade, as crianças já podem ter o primeiro contato com o dinheiro. Passeios em supermercados e em feiras e a prática de atividades lúdicas que envolvam caçulos monetários são excelentes formas de dar início à educação financeira para as crianças.

A mesada também podem ensinar as crianças a lidarem com dinheiro. Depois de anotarem todos os gastos das crianças ao longo de um mês, os pais devem dar 50% do valor aos filhos, fazendo as recomendações necessárias para que eles consigam terminar o mês com algum dinheiro sobrando.

O monitoramento dos pais é fundamental durante a educação financeira dos filhos. Por isso, as conversas regulares sobre os gastos realizados são muito importantes.

Fonte: delas