A relevância do storytelling na educação

Você sabe o que quer dizer storytelling? Ou como usá-lona educação?

Em inglês, tell a story significa “contar uma história” e storyteller é o nome dado ao “contador de histórias”. Mas não basta traduzir a palavra para o português como uma simples contação de histórias. O conceito de storytelling está ligado à capacidade de narrar fatos – fictícios ou reais – de forma verdadeiramente envolvente.

Na educação, o storytelling pode ser usado com o objetivo de despertar interesse e engajar as pessoas. Afinal, é muito mais rápido e eficaz assimilar qualquer conteúdo quando se está imerso na história por trás dela.

Você, professor, pode usar e abusar da criatividade, por meio de palavras ou de recursos audiovisuais. Afinal, quanto mais seus alunos estiverem à vontade para ouvir e compartilhar experiências, mais eficaz será a troca de conhecimentos.

“Além de permitir uma intertextualidade entre disciplinas – uma vez que são abrangentes – as histórias geram uma comunicação mais próxima com o estudante”, explica Fernando Palacios, cofundador do Storytellers, primeiro escritório de storytelling do Brasil.

Um exemplo do uso de storytelling é o vídeo institucional da Ensina Mais, com o relato da família de Lucas.

O personagem fictício consegue se livrar das notas baixas graças ao método inovador da rede de complemento escolar. Esse material foi inspirado na história de milhares de alunos pelo Brasil e pretende apresentar a marca aos pais e professores.

Para entender mais sobre o universo do storytelling e suas vastas possibilidades, clique aqui.