Educação só acontece quando há ligação afetiva

Basta lembrarmos da época da escola, que já vem à cabeça a imagem de um professor que se destacou entre os demais. De acordo com especialistas, a Educação só acontece quando o aluno tem um envolvimento real com ela, isto é, quando se sente tocado profundamente. Quando não há uma conexão entre professor e aluno, o aprendizado se torna um processo árduo, na qual o aluno não consegue se engajar.

O estudo foi feito tomando como base a educação da Finlândia. No país, os professores têm autonomia para desenvolver atividades lúdicas em sala de aula, como ensinar matemática com peças de lego, por exemplo. Os professores também são bem remunerados e, geralmente, possuem, além da graduação, mestrado e estágio docente.

Já no Brasil, embora existam casos de professores que se esforçam para dar aulas diferenciadas para os alunos, existem problemas mais sérios. Além da baixa remuneração e da formação insuficiente, os professores brasileiros também precisam lidar com a péssima estrutura da maior parte das escolas em que atuam.

No caso das escolas finlandesas, nota-se não apenas que há maior liberdade para a atuação do professor (que, por sinal, tem plenas condições de ter autonomia), mas que há uma situação em que se combinam muito dinheiro com poucos alunos. A dúvida que permanece é, justamente, como criar um ambiente de formação para os alunos no Brasil com educação “personalizada”, se há tanta gente para educar.

Fonte: Folha de São Paulo