Dislexia: Método da Ensina Mais favorece alunos com o déficit

A dislexia é um transtorno de aprendizagem que compromete a leitura e a escrita. Além disso, acomete 10% da população infantil no mundo, sendo 7% somente no Brasil, segundo a Associação Brasileira e Dislexia (ABD). E como é na primeira infância que a criança começa a absorver conhecimentos para a sua formação intelectual e acadêmica, é importante detectar os sintomas da dislexia precocemente, para que o aluno não perca o interesse pelos estudos. Entre os sinais do distúrbio estão a dispersão, a incompreensão de textos, a troca, a omissão e a inversão das letras durante a leitura.

A Ensina Mais, que integra uma das maiores redes de educação no país, o Grupo Prepara, oferece um método exclusivo que beneficia alunos com dislexia ao disponibilizar apoio escolar nas disciplinas de português, matemática, inglês e informática para estudantes do primeiro ao nono ano.

“Atendemos regularmente crianças disléxicas e os resultados são surpreendentes. A intenção é justamente estimular o aprendizado entre os alunos, desenvolvendo suas habilidades e talentos, independente do grau de dificuldade de cada um”, comenta Sérgio Fernandes, diretor da Ensina Mais Vila Curuçá que possui, há dois anos, uma aluna com dislexia cursando as aulas da unidade.

“No conteúdo aplicado, são oferecidos jogos interativos que estimulam o desenvolvimento cognitivo, a fala e a linguagem, a percepção auditiva e visual, a concentração, a memória e outras capacidades, além de atividades escritas e práticas para fixar na memória o conteúdo dado em sala de aula”, explica Sérgio.

Segundo o diretor, a aluna já superou as expectativas dos pais e professores. Matriculada no 6º do Ensino Fundamental, a garota de 11 anos, teve aulas particulares por três anos e mesmo com todo o suporte oferecido, a adolescente tinha dificuldades na leitura, interpretação de textos e operações matemáticas. Além disso, a garota é tímida e apresentava dificuldade para socializar com os colegas.

“Hoje, na Ensina Mais, a aluna lê com eficácia, forma frases e faz operações de adição, subtração e multiplicação. Além de seu desenvolvimento intelectual, ela conquistou seu próprio rol de amigos e se sente motivada nos estudos”, comemora o diretor.

Para o diretor da Ensina Mais Vila Curuçá, acompanhar o processo de desenvolvimento desta aluna é cooperar com a sua inclusão social. A cada conquista, os envolvidos (pais, professores) batem palmas e se acertar 95% do conteúdo aplicado na prova, ela recebe medalha de honra.