A importância de aprender inglês na infância

O inglês está em todo lugar, e se tornou referência para a comunicação. O mundo atual, ou pelo menos o mundo ocidental, está conectado por meio da língua inglesa, e saber se comunicar nesse idioma pode ser decisivo para o futuro (vida pessoal/profissional) de seu filho. O fato é que as crianças apresentam facilidade para idiomas, e isso precisa ser aproveitado ao máximo.

Aprender uma segunda língua já deixou de ser um diferencial, passando a ser mais do que necessário. Falar um outro idioma ajuda a ampliar seus conhecimentos e traz muitos benefícios. Pensando nisso, muitas escolas já incluíram línguas estrangeiras no currículo. Temos que ter em mente que outro idioma desperta a curiosidade e instiga a criança. Além disso, muitos especialistas garantem que as crianças estão aptas a aprender mais de um idioma ao mesmo tempo sem prejuízo à sua capacidade de comunicação.

Aprendendo inglês na infância
Quando uma criança estuda inglês, ela estimula as suas funções cognitivas, o que, consequentemente, facilita o aprendizado de outras disciplinas. O aprendizado da língua inglesa traz inúmeros benefícios para todas as faixas etárias, mas é necessário ficar atento para que o aprendizado ocorra de maneira natural e que se desperte o desejo de aprender sem cobranças. As crianças tendem a aprender com mais facilidade em situações em que possam experimentar.

A sala de aula
A escolha do material didático é uma tarefa importante para boa aprendizagem dos alunos, respeitando o potencial e habilidades. As aulas precisam ser lúdicas, estimular, motivar e incentivar, com metodologias adequadas, como o uso de jogos, brinquedos, imagens. Dessa forma, desenvolvem também outras funções primordiais, tais como motricidade, percepção sensorial, pensamento, linguagem, concentração, criatividade e interação social.

A idade certa
Quanto mais cedo o estudo de línguas estrangeiras começar, maiores serão os benefícios e a capacidade de aprendizado. Apesar de a infância ser a melhor fase para aprender outro idioma, é possível obter fluência também na fase adulta, basta escolher métodos apropriados e o ensino adequado. Se você tem a oportunidade de aprender uma segunda língua, vá em frente! Você só terá a ganhar com o aprendizado.