Dicas para dominar a matemática

Compreender todas as matérias que são apresentadas em sala de aula não é uma tarefa fácil na vida de um estudante. Mas quando se trata da rainha das ciências exatas, a temida Matemática, comprometimento e obediência são ainda mais essenciais para dominar por completo a disciplina. Um aluno com dificuldades em matemática, sem uma base sólida na construção deste conhecimento, não consegue progredir com sucesso em uma carreira profissional ou mesmo ingressar em uma boa universidade.

Segundo recente pesquisa, realizada pela plataforma De Olho nas Metas, 89% dos estudantes brasileiros terminam o ensino médio sem aprender o mínimo desejado nesta matéria, o que sujeita ao Brasil a uma desconfortável 57ª posição no ranking mundial de aprendizagem de matemática, em uma lista de 65 países avaliados pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA).

De acordo com o Coordenador  Pedagógico e professor de Matemática da Ensina Mais,  Sérgio Fernandes, os estudantes possuem bloqueios mentais com algumas matérias, mas ao se depararem com frações mais ousadas, eles acreditam que não serão capazes de responder, antes mesmo de ouvirem explicações.

“Os alunos se distraem com conversas paralelas e perdem as explicações na sala de aula, o que dificulta na hora de colocar em prática a resolução dos  problemas matemáticos. Por isso é fundamental que eles tenham atenção e executem as tarefas de casa, para que reforcem a fixação do conteúdo aprendido. Também é importante que reservem, em lugar tranquilo, pelo menos 30 minutos de estudos somente para a disciplina”, contemporiza o professor. “Mas  durante este período é essencial que o estudante esteja disposto e alimentado, pois estes fatores garantem a concentração”, contemporiza o professor.

Colocando todas essas dicas em prática em sua rotina diária, o professor assegura que o aluno estará preparado para enfrentar os desafios, como exercícios extras e provas. “No entanto,  se ainda assim a ansiedade persistir, a dica é  respirar fundo, manter a calma e colocar em prática todo conteúdo já estudado”, concluiu.

Venha para a Ensina Mais: http://ensinamais.com.br/matematica.php